8) Quando “negócio de menino com menina” acontece em sala de aula: análise da função mediadora do planejamento pedagógico

Autores

  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio (UERN)

Resumo

Inglês: The aim of such a research is putting practices of reading planning in focus related to implementation of the literary genre “short story”. We saw five classes in which the teacher approached short stories Among these five sections that form the corpus in this action research, we chose just one them to the analysis, that one proposed in the forth section. The theoretical background about lesson plan we took in Vasconcellos (1999), Padilha (2002) and Bronckart (1999) e also took as reference a language conception on social interaction by Bakhtin (1997) and Vigotsky (1996). The results show the importance of planning that develops a mediating role, in the sense that it serves to support teacher’s actions. In addition, the pedagogical planning works as a guide to literaty text discussion.
Keywords: Reading, pedagogical planning, short story.



Tradução:
Objetiva-se, aqui, focalizar as práticas de planejamento de leitura, voltadas para a implementação do gênero literário “conto”. Das cinco sessões de leitura de contos literários que se constituíram corpus da pesquisa-ação, elegeu-se, para esta análise a quarta sessão, tendo-se como aportes teóricos os estudos acerca do planejamento (VASCONCELOS, 1999, PADILHA, 2002). A concepção de língua tem por base o sócio- interacionismo (BAKHTIN, 1997; VIGOTSKI, 1996; BRONCKART, 1999). Os resultados apontam para a importância do planejamento, que desempenha a função mediadora, na medida em que ao plano foi atribuído o estatuto de instrumentalizar a ação docente, servindo-lhe como guia para discussão do texto literário.
Palavras-chave: Leitura; planejamento pedagógico; conto literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos