5) Conversa institucional na aula de língua estrangeira: o papel do professor

Autores

  • Denise Barros Weiss (UFJF)

Resumo

Inglês: In this paper we presented a qualitative analysis of institutional conversations performed during two classes of Portuguese as a second language, basing on Etnometodological Conversation Analysis. We tried to describe the acts of two teachers which employ different strategies to correct mistakes made by students without breaking topic flow, trying to verify how this interfere in interaction dynamics. We observed that, regardless the strategy employed by teacher in order to correct students mistakes, remains the asymmetry between teacher and students.
Keywords: institutional conversation, foreign language, conversation analysis


Tradução:
Neste artigo apresentamos uma análise qualitativa de interações ocorridas em conversas institucionais em duas aulas de português como língua estrangeira, a partir da Análise da Conversa etnometodológica. Descrevemos a atuação de duas professoras que empregam estratégias diferentes para a correção de erros cometidos pelos alunos sem quebra do fluxo do tópico, para verificar como essas estratégias interferem na dinâmica da interação. Observamos que, independentemente da estratégia empregada pela professora para a correção dos erros dos alunos, permanece a assimetria entre professor e alunos.
Palavras-chave: conversa institucional, língua estrangeira, análise da conversa.

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Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos