27) Práticas discursivas de uma tutora em fóruns de dis cussão online 1

Autores

  • Juliana de Carvalho Barros (UFJF)
  • Patrícia Nora de Souza (UFJF)

Resumo

Inglês: The aim of this study is to analyse the discourse practices of a tutor in online discussion foruns of a distance graduate course at UFJF. It uses a theoretical framework drawn from Argumentation (Koch, 1984; 1997 e Diamianovic, 2009) and Theories of Computer Assisted Collaborative Learning. The results of the analysis point out pedagogical strategies that can contribute to collaborative learning in online discussion forum, as well as the relevance of Argumentation to collaborative learning studies.
Key-words:
discoursive practices; collaborative learning; argumentation; discussion forum.

Tradução:
O presente trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas de uma tutora nos fóruns de discussão de uma disciplina do Curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora, à luz da Argumentação (Koch, 1984; 1997 e Diamianovic, 2009) e teorias sobre aprendizagem colaborativa mediada por computador (Pallof e Pratt, 2002). Os resultados da análise apontam estratégias pedagógicas que podem favorecer aprendizagem colaborativa nos fóruns de discussão, bem como a relevância da argumentação para os estudos sobre aprendizagem colaborativa.
Palavras-chaves: práticas discursivas; aprendizagem colaborativa; argumentação; fórum de discussão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos