Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos abaixo.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

IMPORTANTE: Informamos que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam dentro das normas estabelecidas abaixo.

1. A Veredas – Revista de Estudos Linguísticos – é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF, cujo objetivo é divulgar produções científicas de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras. São aceitos para publicação apenas trabalhos  inéditos, exclusivos da área de Linguística. O material enviado é apreciado por membros de nosso Conselho Editorial ou por revisores ad hoc, que selecionarão os textos para publicação.

2. Em função de se caracterizar como um periódico vinculado a um programa de pós-graduação, a política editorial da Veredas determina que são publicados apenas trabalhos de pós-graduados e/ou de pós-graduandos. Graduandos e graduados poderão participar como co-autores em publicações com seus respectivos orientadores.

3. Os trabalhos poderão ser escritos em Português, Inglês, Francês e Espanhol. Os artigos deverão ter, no mínimo, dez páginas e, no máximo, vinte e cinco páginas; ensaios, entre sete e dez páginas; resenhas (de livros com até dois anos de publicação), entre três e cinco páginas com os elementos pós-textuais. No caso das traduções, a extensão das contribuições deverá ser negociada diretamente com os editores da Revista Veredas.

4. Configuração de página: papel A4, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm, espaço 1,5 entre parágrafos, margens esquerda e superior de 3,0cm, direita e inferior de 2,0cm, sem numeração de páginas. Deve ser utilizado o programa Word for Windows.

5. Os trabalhos deverão ser enviados unicamente pelo sistema disponível no site da revista. No caso dos números temáticos, a submissão deverá ser realizada, impreterivelmente, até o prazo estipulado e divulgado pelo periódico, obedecendo ao sistema de chamadas. 

6. Na submissão, os seguintes arquivos deverão ser anexados, separadamente:

1) nomeado como TRABALHO sem ID, o trabalho sem identificação do autor, inclusive nas auto-referências ao longo do texto, que deverão ser substituídas por “XXX”;

2) nomeado como TRABALHO com ID, o trabalho com identificação do autor.

OBS: Para os volumes temáticos, informar CHAMADA VOL. “X” Nº 01 (por exemplo, “CHAMADA VOL. 20 Nº 01).

TEMPLATES PARA ENVIO DA SUBMISSÃO

Arquivo com identificação do(s) autor(es)

https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/libraryFiles/downloadPublic/314

Arquivo SEM identificação do(s) autor(es)

https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/libraryFiles/downloadPublic/315

São necessários os dois arquivos. Não serão analisados textos que não contenham as informações acima completas.

7. A Comissão Editorial poderá solicitar ao autor modificações de estrutura ou de conteúdo, bem como rejeitar os trabalhos a partir da análise preliminar de adequação da submissão ao perfil do volume/periódico. É do(s) autor(es) a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado, inclusive a revisão gramatical e adequação às normas de publicação. Os autores serão contatados para envio do resultado da avaliação.

8. Com a publicação do trabalho, os direitos autorais são automaticamente cedidos para a Veredas – Revista de Estudos Linguísticos.

9. Os artigos deverão ter a seguinte estrutura:

9.1. Elementos pré-textuais:

i) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negritados, fonte CALIBRI, corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos.

ii) O nome do autor: na segunda linha abaixo do título, centralizados. Em maiúsculas somente as iniciais dos nomes. Fonte CALIBRI 10.

iii) Resumo: na terceira linha abaixo do nome do autor. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos.

Na linha seguinte, redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo sete linhas. O resumo deve, obrigatoriamente, conter os seguintes elementos: objetivo do estudo, aporte teórico/metodologia adotada, síntese dos resultados. Fonte: CALIBRI, 8,5.

iv) Palavras-chave: em número de três a cinco, duas linhas abaixo do resumo. Colocar o termo “Palavras-chave”, em caixa baixa, primeira letra em maiúscula e as palavras-chave propriamente ditas em caixa baixa, separadas das demais por ponto.  Fonte: CALIBRI, 8,5. Lembramos que as palavras-chave são de extrema importância no processo de indexação do artigo em bases de dados nacionais e internacionais. Portanto, a escolha adequada é fundamental.

Título (e subtítulo, se houver), Resumo (abstract) e palavras-chave (keywords) em inglês (preferencial), francês ou espanhol obedecendo às mesmas normas das versões na língua original, colocados logo após o término do artigo e antes das referências.

9.2. Elementos textuais:

i) Fonte: CALIBRI, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

ii) Espaçamento: 1,5 entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque, seções, etc.); parágrafos com adentramento de 1,25 cm.

iii) Citações: no corpo do texto, serão de até três linhas, entre aspas duplas.  Citações maiores do que três linhas seguem em destaque, na seguinte formatação: fonte Callibri corpo 10, em espaço simples, com recuo de 4 cm à direita e à esquerda para toda a citação. As referências deverão ser indicadas entre parênteses, como no exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10).

iv) Notas de rodapé: devem ser colocadas na mesma página, fonte CALIBRI, corpo 10. Alinhamento justificado, sem espaçamento entre notas, espaço simples dentro da nota.

v) Títulos e subtítulos das seções: em numeração arábica, sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra da seção. Espaçamento duplo entre seções e subseções.  Usar o sistema “número seguido de ponto final”. Exemplo: 1.1. A construção dos sentidos.

OBS: Não numerar Introdução, Conclusão, Referências e elementos pós-textuais.

vi) Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridos no texto, logo após serem citados, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma com fonte Times New Roman corpo 10, numeradas seqüencialmente.

9.3. Elementos pós-textuais:

i) Referências: seguir normas atuais da ABNT, espaçamento simples, alinhamento justificado, com espaçamento duplo entre as referências (vide exemplos a seguir).

ii) Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.

OBS: Ensaios, traduções e resenhas seguirão, na medida do possível, as normas dos artigos.

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

I – Artigo de periódico:

ANTELO, R. A Aporia da leitura. Revista Veredas, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.

II – Livros e folhetos:

HARBONE, J.B. Introduction to ecological biochemistry. 3. ed. London: Academic Press, 1988.

III – Capítulos de livros:

KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140-170.

IV – Monografias, dissertações e teses:

ROQUE, R. M. Manejo de virola surinamensis no estuário amazônico. 1998. 75f. Monografia (Especialização em Ciências Ambientais) – Instituto de Biologia, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 1998.

PAIVA, S.R. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginácea. 1999. 120f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1999.

BRITO, E. O produto de chapas de partículas de madeira a partir de maravilhas de Pinus elliottii. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995. 120f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1995.

V – Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

VIEIRA, V. de A. Hipertensão arterial: fatores de risco, estratégias de enfrentamento e diferenças de gênero. In: VI JORNADA CIENTÍFICA DE PÓS GRADUAÇÃO DA FIOCRUZ,  2000, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2000,  p.576.

VI – Documentos eletrônicos

BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El ninoe a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em:<http://www.mac.usp.br/nino2.> Acesso em: 6 abr. 2001.

VII – CD-ROM

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.