Para além de unidades da língua descontextualizadas: um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos à luz do enunciado dialógico bakhtiniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41812

Palavras-chave:

Enunciado, Dialogismo, Suspensão Contextual, Educação de Língua Estrangeira, Letramento Crítico

Resumo

O presente artigo objetiva lançar um olhar sobre a teoria dialógica de língua(gem) do círculo de Bakhtin para pensar o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Partindo-se dos conceitos de enunciado e dialogismo, discutimos a possibilidade e necessidade de deslocar o foco, no fazer docente, das unidades da língua para unidades de sentido, i.e., os enunciados (SILVA, 2013), superando-se práticas de suspensão contextual que deliberadamente focalizam itens linguísticos como abstrações sistemáticas. Nessa perspectiva, mobilizamos um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos, intitulado Trans people in science, que integra o sistema avaliativo do projeto de extensão CLAC/UFRJ, como exemplo de trabalho enunciativo com a língua(gem) e advogamos a importância da teoria bakhtiniana no ensino línguas sempre pautado em interações concretas.

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Biografia do Autor

Rogério Casanovas Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rogério Casanovas Tilio possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É Coordenador dos cursos de bacharelado e licenciatura em Letras: Português-Inglês e Letras: Português-Alemão. Tem experiência na coordenação de Inglês do PIBID (CAPES) e do programa Idiomas sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC) e na Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, (multi)letramentos e letramento crítico, educação linguística e formação de professores.

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Publicado

2023-12-18