Para além de unidades da língua descontextualizadas: um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos à luz do enunciado dialógico bakhtiniano
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41812Palavras-chave:
Enunciado, Dialogismo, Suspensão Contextual, Educação de Língua Estrangeira, Letramento CríticoResumo
O presente artigo objetiva lançar um olhar sobre a teoria dialógica de língua(gem) do círculo de Bakhtin para pensar o processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Partindo-se dos conceitos de enunciado e dialogismo, discutimos a possibilidade e necessidade de deslocar o foco, no fazer docente, das unidades da língua para unidades de sentido, i.e., os enunciados (SILVA, 2013), superando-se práticas de suspensão contextual que deliberadamente focalizam itens linguísticos como abstrações sistemáticas. Nessa perspectiva, mobilizamos um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos, intitulado Trans people in science, que integra o sistema avaliativo do projeto de extensão CLAC/UFRJ, como exemplo de trabalho enunciativo com a língua(gem) e advogamos a importância da teoria bakhtiniana no ensino línguas sempre pautado em interações concretas.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2016[1952-1953].
BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017[1970-1971].
BRAIT, B. Análise E teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: outros conceitos-chave. 2. ed. São Paulo, Contexto, 2016, p. 09-31.
BRAIT, B; DE MELO, R. Enunciado/Enunciado concreto/Enunciação. In. BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. 7. ed. São Paulo, Contexto, 2020, p. 61-78.
BOHN, H. I. O método “soberano” para o ensino e aprendizagem de língua inglesa. In: LIMA, D. C. De (org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009 p. 169-178.
DOWNING, A.; LOCKE, P. English Grammar: a university course. 2. ed. Londres, Nova Iorque: Routledge, 2006.
FORTES, M. S.; ZILLES, A. M. S. Avaliação: uma reflexão. In: LIMA, D. C. de. (Org.) Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, 221-233.
GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, p. 101-145, 2021, p. 101-145. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578
JOSEPH, J. Language and politics. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006.
MARTINS, G. L.; SAMPAIO, T.; TILIO, R. C. Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39138
RICHARDS, J. C.; RODGERS, T. S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012[1916].
SILVA, A. P. P. de F. Bakhtin. In: OLIVEIRA, L. (org.) Estudos do discurso: perspectivas teóricas. São Paulo: Parábola, 2013, p. 45-69.
TILIO, R. Guia didático. In: Voices 1: Manual do professor. São Paulo: Richmond, 2016, p. 193 – 248.
TILIO, R. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente?. In: JESUS, D. M.; ZOLIN-VESZ, F.; CARBONIERI, D.. (Org.). Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 19-31.
TILIO, R. C. (Re)interpretando e implementando criticamente a Pedagogia dos Multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, v.13, n.2, p. 33-42, 2021. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5569
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929].