O ensino de pronúncia no curso de letras-língua espanhola na UERN: desafios e estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41486

Palavras-chave:

Ensino de pronúncia, Formação de professores, Espanhol como língua estrangeira

Resumo

Temos como objetivo geral analisar o papel do ensino de pronúncia nas aulas de língua espanhola no curso de licenciatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Também apresentamos os desafios encontrados pelos professores para implementar o ensino de pronúncia nas aulas, bem como as dificuldades enfrentadas pelos alunos em seu processo formativo enquanto futuros professores. Para isso, optamos por aplicar um questionário misto no qual analisamos e descrevemos os resultados tanto de forma qualitativa quanto quantitativamente. Podemos concluir que diversos são os desafios para uma implementação do ensino de pronúncia, tais como: falta de materiais próprios para o seu ensino, escasso conhecimento e pouca formação no tocante às estratégias e métodos de ensino de pronúncia, confusão existente entre os conceitos pronúncia e oralidade, entre outros. Esperamos que ao final da leitura desse texto, possamos refletir sobre o lugar ocupado pela pronúncia e pensar estratégias de mudança.

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Biografia do Autor

Marta Regina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Letras (PPGL) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros. Atualmente é professora de espanhol do estado da Paraíba.

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Publicado

2023-12-18