Letramentos acadêmicos: as “dimensões escondidas” em práticas de leitura
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38532Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar sobre as estratégias de leitura frente a possíveis dificuldades encontradas por estudantes de dois cursos de licenciatura. Os pressupostos teóricos foram baseados na perspectiva interacionista (KLEIMAN, 2007; MATEOS; SOLÉ, 2009) acerca dos processos de leitura, assim como nos estudos dos letramentos acadêmicos (STREET, 2010). A metodologia adotada se refere à abordagem qualitativa-interpretativista, em que foi considerado um conjunto de respostas advindas de uma atividade proposta aos alunos de graduação. Os resultados apontam para a presença de dificuldades dos discentes associadas à falta de delimitação dos objetivos nas práticas de leitura. Tais levantamentos, somados à falta de familiaridade dos estudantes com os gêneros acadêmicos, constituem as “dimensões escondidas” presentes nas práticas de formação leitora dos cursos analisados.