Os atos de fala diretivos em livros de PLE: formulações indiretas e desatualizadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35861

Resumo

Neste trabalho é analisado um tipo pragmático específico de estratégia de atenuação de solicitações nos diálogos de dois livros didáticos de português para estrangeiros, os procedimentos substitutivos: formulações indiretas e desatualizadores, tal como classificados por Kerbrat-Orecchioni (2005, 2006). O trabalho se fundamenta na Teoria dos atos de fala (Austin, 1990; Searle, 2002), nos conceitos de face de Goffman (1980) e de polidez positiva e negativa, de Brown e Levinson (1987). Os resultados mostraram que as estratégias de atenuação incluíram formulações assertivas mais que interrogativas. Os resultados assinalam ainda deficiências no tratamento pragmático da questão nos livros analisados.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Pinheiro-Correa, Universidade Federal Fluminense

Doutor e Mestre em Linguística (UFRJ), Professor Associado do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Curso de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Seus interesses de pesquisa são: Linguística Cultural; Funções informativas; Interação Sintaxe-Pragmática; aquisição/aprendizagem de línguas.

Patrícia Mariano Marcos, Universidade Federal Fluminense

Professora de português para estrangeiros com experiência de dez anos na área. Doutoranda e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Seus âmbitos de pesquisa são a Pragmática da Interação (atenuadores e cortesia em geral) e Pragmática Intercultural.

Downloads

Publicado

2022-03-30