O uso de anotações para Inferência e aquisição lexical em História em quadrinhos eletrônicas no contexto de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira

Autores

  • Rachel Terrigno Cunha Reis
  • Patrícia Nora de Souza Ribeiro
  • Renata Bittencourt Procópio

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28209

Resumo

Este estudo objetiva investigar o uso de anotações verbais, disponibilizadas em links, em
história em quadrinhos (HQs) eletrônicas para auxiliar a inferência e a aquisição lexical, no contexto de
ensino-aprendizagem implícito de vocabulário de alunos de inglês como língua estrangeira. O estudo
fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia de Mayer (1997; 2001) e
na Abordagem Conexionista (ELLIS, 1998; ZIMMER, 2008). Os resultados obtidos indicam que o uso de
anotações verbais em histórias em quadrinhos pode contribuir significativamente para a inferência lexical
e, consequentemente, para o aprendizado implícito de vocabulário em língua inglesa.

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Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos