O professor temporário e o papel do coletivo
marcas da (des)vitalidade do métie
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28014Resumo
Este artigo visa a apresentar um recorte dos resultados de uma tese (DIOLINA, 2016). Trata-se da análise de textos sobre a situação desafiante do trabalho do professor temporário e do papel do coletivo nesse processo, conforme revelado em discussão em grupo. Para isso, recorremos ao Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; MACHADO & BRONCKART, 2009), bem como aos referenciais da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010), aos do grupo ERGAPE (AMIGUES, 2004) e às características de vitalidade do coletivo (CAROLY, 2010, CAROLY & BARCELLINI, 2013). Os resultados apontaram que o papel do coletivo é significativo, vitalizando a profissão, apesar das marcas que a desvitalizam (DIOLINA, 2016).
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Publicado
2019-09-13
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Seção
Seção 3 – ISD e formação docente: trabalho, concepções e representações