Desafios no processo de construção de sequência didática de gêneros textuais na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28013Resumo
À luz do ISD (BRONCKART, 2010), este texto objetiva discutir alguns desafios que professores formadores enfrentam ao orientarem licenciandos na construção de sequências didáticas (SD) (DOLZ et al., 2004) de gêneros textuais, bem como apresentar estratégias para minimiza-los. Um questionário com questões abertas foi respondido por um professor de português e por um de inglês. As respostas foram interpretadas a partir da análise de conteúdo temático por meio de tipos de discurso, figuras de agir e vozes (BRONCKART; BULEA, 2006) e apontam que as dificuldades parecem estar relacionadas à complexidade do procedimento e a defasagem de conhecimento linguístico de ambas as línguas portuguesa e adicionais (inglês) As estratégias utilizadas pelos professores formadores para superar tais limitações referem-se à a) análise de SDs prontas ; b) orientações dos professores em formação na construção colaborativa de suas SDs; e c) uso de listas de constatação específicas para a construção de uma SD.