Empoderamento do agir docente
como os coletivos de trabalho podem construi-lo?
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28008Resumo
As ações colaborativas de um professor formador, articuladas a um curso de formação contínua de professores, contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir. Nessa perspectiva, não são os formadores externos que provocam e discutem os problemas, mas são os próprios profissionais que buscam compreender as suas ações (CLOT, 2006), de onde emerge o conflito contínuo da atividade mediada pelos instrumentos técnicos ou semióticos pelos quais se materializa. Encontramos no coletivo de trabalho indícios de que, quando os professores aceitam e buscam parceiros, podem superar os obstáculos e promover o desenvolvimento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-09-13
Edição
Seção
Seção 3 – ISD e formação docente: trabalho, concepções e representações