Empoderamento do agir docente

como os coletivos de trabalho podem construi-lo?

Autores

  • Elvira Lopes Nascimento
  • Maria Ilza Zirondi

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28008

Resumo

As ações colaborativas de um professor formador, articuladas a um curso de formação contínua de professores, contribuem para abrir espaços de desenvolvimento no sentido da eficiência que Clot e Faita (2000) denominam como desenvolvimento do poder de agir. Nessa perspectiva, não são os formadores externos que provocam e discutem os problemas, mas são os próprios profissionais que buscam compreender as suas ações (CLOT, 2006), de onde emerge o conflito contínuo da atividade mediada pelos instrumentos técnicos ou semióticos pelos quais se materializa. Encontramos no coletivo de trabalho indícios de que, quando os professores aceitam e buscam parceiros, podem superar os obstáculos e promover o desenvolvimento.

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Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Seção 3 – ISD e formação docente: trabalho, concepções e representações