Dos parâmetros situacionais aos mecanismos de responsabilização enunciativa em cartas pessoais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28000Resumo
Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa cujo objetivo era verificar se, no corpus de referência, havia parâmetros que indicavam diferença entre cartas pessoais e escolares e se havia critérios linguístico-discursivos suficientes para agrupá-las em diferentes categorias. É uma pesquisa qualitativa, na qual se mesclam elementos do estudo de caso e da análise documental. A análise segue o procedimento descendente e se baseia nos pressupostos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2009; BROCKART, 2006). Os resultados apontam que nem os parâmetros situacionais nem os elementos de responsabilização enunciativa são suficientes para diferenciar gêneros textuais.
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Publicado
2019-09-13
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Seção
Seção2–ISD e noção de gênero: modelos didáticos,análise de gêneros e relações