3) Da repetição para a aprendizagem: desenvolvimento cognitivo pormeio da interação

Autores

  • Maria de Fátima Alves (UFCG)

Resumo

Inglês: This paper aims at reflecting on the topic of learners’ cognitive development through/by means of/within classroom interactive processes. In other words, it analyses both interactional and non-interactional strategies, and shows how the former prove to be effective and the latter non e ffective teaching procedures. On the basis of cognitive and socio-interactional theories, the study demonstrates that meaning and knowledge are by-products of social interaction and of interpersonal contexts.
Keywords: Cognition; Interaction; Teaching; Learning.

Tradução:
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a questão do desenvolvimento cognitivo do aprendiz mediante processos interativos em sala de aula. Entre outros aspectos, analisa estratégias interativas e não-interativas/improdutivas de ensino, à luz de enfoques teóricos cognitivistas e interacionistas que mostram como o sentido e a construção do saber científico são produtosde interações sociais e de contextos intersubjetivos.
Palavras-chave: Cognição; Interação; Ensino; Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Edição

Seção

Artigos