2) Colaboração e crítica: possíveis ações do lingüista na atividade educacional

Autores

  • Anna Rachel Machado (PUC/SP)

Resumo

Inglês: This article aims at presenting a wider view on the relationship between linguistics and teaching, based on sociodiscursive interactionism. The idea that the role of the linguist is beyond offering an adequate content for teaching is defended here, since his/her work can encompass all levels of the educational activity through a critical and theoretically sustained collaborative approach.
Key-words: Linguistics; teaching;sociodiscursive interactionism, didactic transposition; genres.

Tradução: Neste artigo, temos o objetivo de propor uma visão ampliada sobre as relações entre lingüística e ensino, baseando-nos nos princípios do interacionismo sociodiscursivo e defendendo a idéia de que o papel do lingüista vai além do fornecimento de conteúdos adequados para o ensino, já que seu trabalho pode abranger todos os níveis da atividade educacional, com uma atitude crítica e colaborativa teoricamente instrumentada.
Palavras-chave: lingüística; ensino, interacionismo sociodiscursivo; transposição didática; gêneros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Edição

Seção

Artigos