8) Preposições mais gramaticalizadas em dicionários escolares

Autores

  • Lou-Ann Kleppa

Resumo

Inglês: This study is developed within Sociolinguistics and analyses the variation between the different definitions of prepositions along three school dictionaries and points to their normative aspects. It discusses the quality of the treatment these dictionaries give to less grammaticalized and more grammaticalized prepositions and focuses the definitions of the six more grammatica lized prepositions of Brazilian Portuguese. In order to describe the synchronic uses of prepositions, the Grammaticalization Hypothesis will be a helpful theoretical instrument to evidence that, although dictionaries are language regulating institutions, they present different and unsatisfactory definitions of prepositions.
Key-words: Prepositions; Grammaticalization degrees; Normativity; School dictionaries.


Tradução:
Este estudo, situado na Sociolingüística e ancorado na Hipótese da Gramaticalização, analisa a variação existente entre as diferentes definições de preposições encontradas em três dicionários escolares. Aponta para a qualidade de tratamento que os dicionários dispensam às preposições menos gramaticalizadas e às mais gramaticalizadas e enfoca as definições das seis preposições mais gramaticalizadas da língua portuguesa. Para tanto, discute o caráter normativo dos dicionários escolares. Ao contrastar as definições de preposições nos dicionários escolares, notamos que são muito heterogêneas porque partem de exemplos de uso (não expressos).
Palavras-chave: Preposições; Graus de gramaticalização; Normatividade; Dicionários escolares.

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Publicado

2016-07-13

Edição

Seção

Artigos