6) O ensino da língua na web: uma aventura pelo labiri nto do hipertexto

Autores

  • Santa Nunes Cariaga (UFMS)
  • Marlene Durigan (UNESP)

Resumo

Inglês: This article shows results of our research on the construction of hypertexts (HT) made by High School Teacher from Três Lagoas/MS. It’s occurred in workshop, in Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE),with using of informatic resources. It has the aim to describe and analyze the proccess of construction of HT,discussing regularities and (possible) dispersions concerning to textuality standards. Thus, through adopting of Textual Linguistics’ and new digital genders support theoreticals, we concluded that construction of HT isn’tstandarded as printed texts, its coherence is garan ted by indirect anaphores and intertextuality (links), which break the regularity of linear reading.
KEYWORDS: Hypertext; textual genders; sense construction.


Tradução:
Este artigo traz resultado de nossa pesquisa sobre construção de hipertextos (HT) elaborados por professora da rede pública estadual de Três lagoas/MS. Realizada durante oficina-piloto, no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), mediante o uso de recursos informáticos, a pesquisa teve o objetivo de descrever e analisar o processo de construção de HT, discutindo regularidades e (possíveis) dispersões em relação aos padrões de textualidade. Assim, adotando aportes teóricos da Lingüística Textual e relativos aos novos gêneros digitais, concluímos que a construção de HT não é padronizada como nos textos impressos, sua coerência é garantida por meio de anáforas indiretas e intertextualidade (links), que quebram a regularidade de leitura linear.
Palavras-chave: Hipertexto; Gêneros textuais; Construção de sentido.

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos