14) Resultados experimentais como forma de acesso ao conhecimento de fenômenos sintáticos e de interface

Autores

  • Ruth E. Vasconcellos Lopes (UNICAMP /CNPq )

Resumo

Tradução: We will examine the use of experimental data in three research scenarios: (i) when the phenomenon of interest is not presentin children’s spontaneous production data; (ii) when it is present but it is impossible to check the intended interpretation the child meant for a specific structure, (iii) when it is present but does not necessarily reveal an adult-like grammar. Our main point in this paper is to show that one has to dig deeper than children’s superficial production to find the most interesting cases of discontinuity between children’s and adults’ grammars, those that can contribute both to the field of language acquisition and theory of grammar as well.
Key-words:
language acquisition; experimental techniques; syntactic phenomena; formal approaches.


Tradução:
Vamos explorar o uso de metodologia experimental em três cenários: (i) quando o fenômeno de interesse não está presente em dados de produção espontânea das crianças; (ii) em fenômenos em que há ambiguidade de interpretação e é impossível checar se a criança a percebe ou se opta por uma das interpretações possíveis apenas e, finalmente, (iii) quando o que se busca está na fala da criança, mas não necessariamente revela a gramática alvo. O ponto que faremos é que é preciso cavar um pouco mais fundo para achar os casos mais interessantes de descontinuidade entre a gramática infantil e a alvo, justamente aqueles que podem contribuir para um melhor entendimento tanto do processo de aquisição quanto da teoria da gramática.
Palavras-chave:
aquisição da linguagem; metodologia experimental; sintaxe; modelos formais.

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Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

Artigos