12) O DEL à luz de hipóteses psicolinguísticas Avaliação de habilidades linguísticas e implicações para uma possível intervenção em problemas de linguagem de natureza sintática
Resumo
Inglês: SLI and its main approaches are characterized. It is argued that a better understanding of this syndrome requires a procedural theory of language acquisition and a model of on-line linguistic computation, grounded on a theory of language. Minimalist assumptions are presented, which are incorporated in the approach to DEL introduced here. Processing cost is characterized and the results of a broad evaluation of the abilities of school children in the comprehension of high costly structures. The criteria for the identification of children with impaired syntactic abilities are presented. Working hypotheses guiding a pilot investigation on possible interventions procedures are formulated.Key-words: language acquisition, SLI, on-line computation, minimalism, processing cost.
Tradução: O DEL e de suas principais abordagens são caracterizados. Argumenta-se que um melhor entendimento dessa síndrome requer uma teoria procedimental da aquisição da linguagem e um modelo de computação sintática em tempo real, concebidas à luz de um modelo de língua. Pressupostos minimalistas são apresentados, nos quais se assenta a abordagem para o DEL aqui proposta. Custo de processamento é caracterizado e os resultados de uma ampla avaliação das habilidades de crianças em idade escolar a compreensão de estruturas previstas como de alto custo são sintetizados. Os critérios adotados para a identificação de crianças com problemas de linguagem no domínio da sintaxe (possíveis casos de DEL) são explicitados. Hipóteses de trabalho são formuladas, as quais orientam d um procedimento-piloto de estimulação/consciência dessas estruturas com crianças identificadas como possíveis caso de DEL.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem, Déficit Específico da Linguagem; Distúrbio Específico da Linguagem; computação on-line; minimalismo; custo computacional.
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