8) O aprendizado da escrita e suas dificuldades: as histórias que as crianças contam

  • Jane Correa ( UFRJ )

Resumo

Inglês: The present study examines children ́s ideas of learning to read and write in their oral narratives. Children were asked to tell a story from a previous drawing about a person who teaches and another to learn to read and write. The narratives were evaluated using a qualitative content analysis. They were analyzed in terms of children ́s representation of their success or failure in learning, focusing on the following topics: a) the social importance of reading and writing, b) children ́s and teacher ́s roles in the learning process and c) sentiments and feelings of the children who learns to read and write and their wider implication for the development of self-esteem. Implications for psychological and educational work were discussed.
Keywords: narratives; learning difficulties; self-esteem.

Tradução:
O presente trabalho examina os significados construídos pelas crianças acerca do aprendizado da leitura e da escrita por meio de narrativas. Foi solicitado às crianças que contassem uma história a partir do desenho que fizeram de uma pessoa que ensina e outra que aprende. As narrativas foram examinadas por meio da análise qualitativa de conteúdo. As narrativas foram então analisadas em função das representações acerca da experiência de sucesso ou fracasso experimentado pela criança em seu aprendizado, tendo como temáticas: a) aimportância social da leitura e da escrita, b) o protagonismo da criança e do professor no processo de aprendizagem e c) os sentimentos e afetos de quem aprende a ler e a escrever e suas implicações para o desenvolvimento da autoestima. Discutiram-se as implicações para o trabalho psicopedagógico.
Palavras-chave: narrativas; dificuldades de aprendizagem; autoestima.
Publicado
2016-06-29
Seção
Artigos