12) As capacidades de linguagem implicadas em duas sequências didáticas: c rônica e história em quadrinhos

  • Laura Dourado Loula (UEPB)

Resumo

Espanhol: Language capabilities applied in two didactic sequences: chronicles and cartoons
Para el abordaje de los géneros textuales como objetos de enseñanza, es imprescindible que se haga un procedimiento analítico descriptivo en el cual sea explicitado las dimensiones enseñables del género a ser transpuesto para la clase. En esa perspectiva, este artículo tiene como objetivo la descripción de dos secuencias didácticas que contemplan los géneros: crónica e tebeo (comics), en que este último es resultado de una propuesta de rescritura del género crónica. Con bases en la perspectiva teórica y metodológica del interaccionismo socio discursivo, son presentadas, primeramente, las nociones de capacidad de lenguaje y de secuencia didáctica que sirven de base a las sugerencias de las actividades propuestas y descriptas en ese artículo.
Palabras clave: géneros textuales; capacidad de lenguaje; secuencia didáctica.

Tradução:
Para a abordagem dos gêneros textuais como objetos de ensino, torna-se imprescindível um procedimento analítico-descritivo que explicite as dimensões ensináveis do gênero a ser transposto para a sala de aula. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo a descrição duas sequências didáticas que contemplam os gêneros crônica e história em quadrinhos, sendo este último resultado de uma proposta de retextualização do gênero crônica. Embasados na perspectiva teórico-metodológica do interacionismo sociodiscursivo (ISD), são apresentadas, inicialmente, as noções de capacidades de linguagem e de sequência didática que embasam as sugestões das atividades propostas e descritas no artigo.
Palavras-chave: capacidades de linguagem; sequência didática; crônica; história em quadrinhos; retextualização.
Publicado
2016-06-27
Edição
Seção
Artigos