Considerações sobre a dimensão estética semiótica da desinformação no âmbito da pós-verdade e no desenvolvimento da inteligência artificial

Autores

  • Leonardo Ripoll Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1345-1631
  • Vinicius Romanini Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6558-0550

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2025.v14.45071

Palavras-chave:

Desinformação, Estética, Primeiridade, Semiótica, Inteligência artificial

Resumo

O artigo aborda o fenômeno da desinformação, em especial o conceito de pós-verdade, a partir da perspectiva semiótica pragmatista da filosofia lógica de Charles Sanders Peirce. Por meio de uma pesquisa teórica e bibliográfica, resgatando o contexto informacional desenvolvido nos últimos anos, argumenta-se que a pós-verdade se caracteriza, principalmente, por articular aspectos da primeiridade fenomenológica peirceana, com o objetivo de agir na dimensão estética cognitiva. Essa investigação, associada ao surgimento das inteligências artificiais generativas promovida a partir das Large Language Models (LLM), procura refletir sobre em que nível a desinformação pode também ser articulada por esses modelos de linguagem. Ainda que a inteligência artificial atualmente pareça, no sentido kantiano, não produzir juízos sintéticos a priori, o questionamento fica em aberto perante o rápido e exponencial desenvolvimento que essas tecnologias têm demonstrado.

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Biografia do Autor

Leonardo Ripoll, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil

Doutorando em Ciências da Comunicação (USP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo/UDESC) na linha Informação e Sociedade. Graduado em Biblioteconomia - Gestão da Informação (UDESC), com experiência nas áreas de Psicologia e Sistemas de Informação. Coordenador do programa de extensão interinstitucional Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3638827767019322    

Vinicius Romanini, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação (USP), com pós-doutorado pela Universidade de Indiana. Mestre em Ciências da Comunicação (USP). Graduado em Ciências da Comunicação (Jornalismo) (USP). Professor livre docente vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde integra os programas de pós-graduação PPGCOM (Comunicação) e PGEHA (Interunidades em Estética e História da Arte). Pesquisador do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), do Centro de Lógica e Epistemologia da Ciência (CLE/Unicamp), do Grupo de Estudos em Sistemas Sígnicos do Design, bem como do Projeto UniTwin da Unesco (Unesp).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6215760548706506    

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Publicado

2025-01-14

Como Citar

Ripoll, L., & Romanini, V. (2025). Considerações sobre a dimensão estética semiótica da desinformação no âmbito da pós-verdade e no desenvolvimento da inteligência artificial. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 14, 1–14, e45071. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2025.v14.45071