A era das inteligências artificiais na reprodutibilidade técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2025.v14.44766

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Aura, Reprodutibilidade, Indústria Cultural

Resumo

Através de um olhar semiótico para o problema da reprodução de imagens dentro da Indústria Cultural 4.0, este trabalho produz um debate acerca dos impactos da Reprodutibilidade Técnica (Benjamim, 2018) sobre os artistas que produzem suas obras no século XXI. Para isso, o artigo recorre a análise de discurso (Bardin, 2016) de artistas através de notícias e entrevistas cedidas por três canais principais de notícia no Brasil. Com isso, entendemos que este debate elenca um problema em que a produção da Inteligência Artificial (IA) e a produção humana se mesclam a ponto de não ser possível definir o que a IA produziu, ocorrendo a perda da aura (Benjamin, 2018). Neste sentido, entendemos que ela sim, reproduz o conhecimento vigente, criando assim uma Reprodutibilidade Técnica na Indústria Cultural.

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Biografia do Autor

Anna Carolina de Sá Brum, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Jornalismo (UNESA).

Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3922749602610678

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Publicado

2025-03-05

Como Citar

Brum, A. C. de S. (2025). A era das inteligências artificiais na reprodutibilidade técnica. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 14, 1–12, e44766. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2025.v14.44766