Uma análise fenomenológica da experiência interativa com o filme Black Mirror

bandersnatch

Autores

  • Fábio Alexandre Hermogenes
  • Dorival Germano Vendrami Junior
  • Berenice Santos Gonçalves
  • Richard Perassi Luiz de Souza

Palavras-chave:

Interação digital, Dupla experiência, Narrativa fílmica, Fluxo de imersão

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a dupla experiência do sujeito que, como espectador e usuário, interage com a quebra do flow (estado de consciência harmoniosamente ligada a uma atividade executada com confiança e concentração, obtendo prazer em realizá-la) ao assistir ao filme Bandersnatch, da série Black Mirror. Trata-se da primeira produção audiovisual interativa produzida para o público adulto pela empresa Netflix e distribuída na sua plataforma de streaming. A partir da fundamentação teórica e dos depoimentos de dois sujeitos auxiliares da pesquisa, considerou-se os efeitos da interação do espectador da narrativa audiovisual que, também, deve agir como usuário do sistema tecnológico-digital. A abordagem fenomenológica é adotada no procedimento de análise, sendo que o conceito de “fluxo” (flow) é central na estruturação teórica do estudo. Como principal resultado, evidencia-se a inadequação decorrente da dupla função do sujeito como expectador e usuário- interativo, porque a atuação requerida na experiência interativa rompe com o fluxo imersivo do expectador na diegese estético-narrativa do filme.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Hermogenes, F. A. ., Vendrami Junior, D. G. ., Gonçalves B. S. ., & Souza, R. P. L. de . (2020). Uma análise fenomenológica da experiência interativa com o filme Black Mirror: bandersnatch. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 9(2), 32–44. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42879

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Artigos

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