Alfabetismo visual e design da informação
a capa do livro “A Cor de Coraline”
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.42650Palavras-chave:
Design da informação, Alfabetismo visual, Leitura de imagemResumo
Artefatos visuais estão presentes na vida cotidiana de todas os leitores (usuários). Normalmente tais leitores enfrentam dificuldades na leitura desses artefatos, os quais não atendem princípios teóricos e práticos sobre alinguagem visual. Isto se destaca, no momento em que a produção visual empregada no design informacional não cumpre sua função; e as mensagens visuais deixam de alcançar seus propósitos. O objetivo do presente estudo foi apresentar os conceitos de alfabetização visual através de um exercício de leitura de uma capa de um livro infantil, com base nos conceitos de função do design abordados por Crilly (2010). Através dessas análises foi demonstrada a necessidade de que esses conceitos sejam levados aos níveis b ásicos da educação infantil, acreditando que os objetos visuais poderiam cumprir suas funções e serem mais representativos aos seus leitores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-02-05
Como Citar
Barreira, A. M., Domiciano, C. L. C., & Paschoarelli, L. C. (2022). Alfabetismo visual e design da informação: a capa do livro “A Cor de Coraline”. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 11(1), 18–31. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.42650
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2023 TRIADES – Transversalidades | Design | Linguagens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.