Alfabetismo visual e design da informação
a capa do livro “A Cor de Coraline”
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.42650Palabras clave:
Design da informação, Alfabetismo visual, Leitura de imagemResumen
Artefatos visuais estão presentes na vida cotidiana de todas os leitores (usuários). Normalmente tais leitores enfrentam dificuldades na leitura desses artefatos, os quais não atendem princípios teóricos e práticos sobre alinguagem visual. Isto se destaca, no momento em que a produção visual empregada no design informacional não cumpre sua função; e as mensagens visuais deixam de alcançar seus propósitos. O objetivo do presente estudo foi apresentar os conceitos de alfabetização visual através de um exercício de leitura de uma capa de um livro infantil, com base nos conceitos de função do design abordados por Crilly (2010). Através dessas análises foi demonstrada a necessidade de que esses conceitos sejam levados aos níveis b ásicos da educação infantil, acreditando que os objetos visuais poderiam cumprir suas funções e serem mais representativos aos seus leitores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-02-05
Cómo citar
Barreira, A. M., Domiciano, C. L. C., & Paschoarelli, L. C. (2022). Alfabetismo visual e design da informação: a capa do livro “A Cor de Coraline”. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 11(1), 18–31. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.42650
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2023 TRIADES – Transversalidades | Design | Linguagens
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.