Alfabetismo visual e design da informação

a capa do livro “A Cor de Coraline”

Autores

  • Andreia Matos Barreira
  • Cassia Leticia Carrara Domiciano
  • Luis Carlos Paschoarelli

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.42650

Palavras-chave:

Design da informação, Alfabetismo visual, Leitura de imagem

Resumo

Artefatos visuais estão presentes na vida cotidiana de todas os leitores (usuários). Normalmente tais leitores enfrentam dificuldades na leitura desses artefatos, os quais não atendem princípios teóricos e práticos sobre alinguagem visual. Isto se destaca, no momento em que a produção visual empregada no design informacional não cumpre sua função; e as mensagens visuais deixam de alcançar seus propósitos. O objetivo do presente estudo foi apresentar os conceitos de alfabetização visual através de um exercício de leitura de uma capa de um livro infantil, com base nos conceitos de função do design abordados por Crilly (2010). Através dessas análises foi demonstrada a necessidade de que esses conceitos sejam levados aos níveis b ásicos da educação infantil, acreditando que os objetos visuais poderiam cumprir suas funções e serem mais representativos aos seus leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-02-05

Como Citar

Barreira, A. M., Domiciano, C. L. C., & Paschoarelli, L. C. (2022). Alfabetismo visual e design da informação: a capa do livro “A Cor de Coraline”. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 11(1), 18–31. https://doi.org/10.34019/1984-0071.2022.v11.42650

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)