Políticas da educação no ensino superior e o design de ambientes virtuais de aprendizagem

estudos em acessibilidade e ensino a distância na turma cirtual do SIGAA

Autores/as

  • André Grilo
  • Ana Luiza S. de Oliveira
  • Hannah R. C. Ferreira

Palabras clave:

Tecnologias na educação, Ensino superior, Interação humano-computador

Resumen

São relatados achados de investigação cujo objeto foi a interface da Turma Virtual, ambiente virtual de aprendizagem oferecido por uma universidade pública brasileira. A pesquisa se originou de ações na gestão da universidade para o cumprimento de marcos legais referentes à carga horária na modalidade de ensino a distância em cursos de graduação presenciais e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Foram abordados usuários representativos do local de recorte, por meio de grupos focais e de questionários. Em seguida, foi realizada intervenção sobre o objeto e posterior validação em grupos focais com participantes representativos. Os resultados apontaram os benefícios das intervenções propostas para as políticas enfatizadas, bem como sua aplicabilidade diante do desafio de adaptação tecnológica das universidades em 2020.

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Publicado

2020-12-23

Cómo citar

Grilo, A. ., Oliveira, A. L. S. de ., & Ferreira, H. R. C. . (2020). Políticas da educação no ensino superior e o design de ambientes virtuais de aprendizagem: estudos em acessibilidade e ensino a distância na turma cirtual do SIGAA. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 9(2), 17–31. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42878

Número

Sección

Artigos