Políticas da educação no ensino superior e o design de ambientes virtuais de aprendizagem

estudos em acessibilidade e ensino a distância na turma cirtual do SIGAA

Authors

  • André Grilo
  • Ana Luiza S. de Oliveira
  • Hannah R. C. Ferreira

Keywords:

Tecnologias na educação, Ensino superior, Interação humano-computador

Abstract

São relatados achados de investigação cujo objeto foi a interface da Turma Virtual, ambiente virtual de aprendizagem oferecido por uma universidade pública brasileira. A pesquisa se originou de ações na gestão da universidade para o cumprimento de marcos legais referentes à carga horária na modalidade de ensino a distância em cursos de graduação presenciais e ao Estatuto da Pessoa com Deficiência. Foram abordados usuários representativos do local de recorte, por meio de grupos focais e de questionários. Em seguida, foi realizada intervenção sobre o objeto e posterior validação em grupos focais com participantes representativos. Os resultados apontaram os benefícios das intervenções propostas para as políticas enfatizadas, bem como sua aplicabilidade diante do desafio de adaptação tecnológica das universidades em 2020.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-12-23

How to Cite

Grilo, A. ., Oliveira, A. L. S. de ., & Ferreira, H. R. C. . (2020). Políticas da educação no ensino superior e o design de ambientes virtuais de aprendizagem: estudos em acessibilidade e ensino a distância na turma cirtual do SIGAA. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 9(2), 17–31. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42878

Issue

Section

Artigos