Empreendedorismo e criatividade

um estudo de caso sobre a Iscool Educação Independente

Autores/as

  • Ana Paula S. Aragão
  • Eduardo Napoleão
  • Gilson Braviano

Palabras clave:

Criatividade, Economia criativa, Empreendedorismo, Cultura criativa

Resumen

O objetivo do presente artigo é identificar princípios que norteiam o processo criativo da empresa IsCool Educação Independente, uma empresa que busca contribuir para o desenvolvimento da economia criativa da região de Blumenau, em Santa Catarina. Para isso, a literatura destaca a relevância da criatividade, vista como uma estratégia para diferenciação no mercado e como propulsora da inovação, assim como aspectos inerentes da cultura organizacional dessas empresas, afim de enfatizar a importância de ambientes empresariais criativos que induzem a conexões de pessoas e ideias. Para a construção dos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva, por meio de estudo de caso único com abordagem qualitativa. Conjuntamente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com o gestor de uma empresa. Os resultados evidenciaram práticas que podem gerar valores tangíveis e intangíveis para o desenvolvimento da economia criativa, não somente no objeto de estudo em questão, mas também em outras empresas de cunho criativo da região.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

Aragão, A. P. S. ., Napoleão, E. ., & Braviano, G. . (2019). Empreendedorismo e criatividade: um estudo de caso sobre a Iscool Educação Independente. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 8(2), 67–80. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42851

Número

Sección

Artigos