Cultura da marca e design centrado no usuário

pesquisa etnográfica aplicada em projetos de design

Autores/as

  • Felipe Machado de Souza
  • Gisele Baumgarten Rosumek
  • Richard Perassi Luiz de Sousa
  • Francisco Antônio Fialho

Palabras clave:

Etnografia, Cultura da marca, Projetos de design

Resumen

Os projetos de Design desenvolvidos atualmente requerem conhecimentos mais amplos sobre os usuários do que os oferecidos pelo tradicional briefing. Portanto, os designers aproximaram-se de estudos e práticas dos pesquisadores das áreas Humanas e Sociais, para desenvolver metaprojetos que lhes permitam conhecer o contexto cultural dos usuários. Entre os conhecimentos e os recursos atualmente adotados em Design, destacam-se os conceitos e as práticas de Etnografia. Atualmente, além do interesse comum pela cultura material, os designers se aproximam dos antropólogos devido ao seu interesse por símbolos, crenças, ritos e práticas que caracterizam a cultura dos usuários. Tudo isso é ainda mais interessante nos projetos de produtos que atuam como “marca” ou símbolo de identificação, distinção e representação. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica, trata- se neste artigo de apresentar e justificar a aplicação da pesquisa etnográfica em metaprojetos de Design de marcas institucionais e comerciais.

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Publicado

2018-10-11

Cómo citar

Souza, F. M. de ., Rosumek, G. B. ., Sousa, R. P. L. de ., & Fialho, F. A. . (2018). Cultura da marca e design centrado no usuário: pesquisa etnográfica aplicada em projetos de design. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 7(2), 38–54. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42780

Número

Sección

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