Cultura da marca e design centrado no usuário

pesquisa etnográfica aplicada em projetos de design

Authors

  • Felipe Machado de Souza
  • Gisele Baumgarten Rosumek
  • Richard Perassi Luiz de Sousa
  • Francisco Antônio Fialho

Keywords:

Etnografia, Cultura da marca, Projetos de design

Abstract

Os projetos de Design desenvolvidos atualmente requerem conhecimentos mais amplos sobre os usuários do que os oferecidos pelo tradicional briefing. Portanto, os designers aproximaram-se de estudos e práticas dos pesquisadores das áreas Humanas e Sociais, para desenvolver metaprojetos que lhes permitam conhecer o contexto cultural dos usuários. Entre os conhecimentos e os recursos atualmente adotados em Design, destacam-se os conceitos e as práticas de Etnografia. Atualmente, além do interesse comum pela cultura material, os designers se aproximam dos antropólogos devido ao seu interesse por símbolos, crenças, ritos e práticas que caracterizam a cultura dos usuários. Tudo isso é ainda mais interessante nos projetos de produtos que atuam como “marca” ou símbolo de identificação, distinção e representação. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica, trata- se neste artigo de apresentar e justificar a aplicação da pesquisa etnográfica em metaprojetos de Design de marcas institucionais e comerciais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-10-11

How to Cite

Souza, F. M. de ., Rosumek, G. B. ., Sousa, R. P. L. de ., & Fialho, F. A. . (2018). Cultura da marca e design centrado no usuário: pesquisa etnográfica aplicada em projetos de design. Tríades Em Revista: Transversalidades, Design E Linguagens, 7(2), 38–54. Retrieved from https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/42780

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)