Cultura da marca e design centrado no usuário
pesquisa etnográfica aplicada em projetos de design
Palavras-chave:
Etnografia, Cultura da marca, Projetos de designResumo
Os projetos de Design desenvolvidos atualmente requerem conhecimentos mais amplos sobre os usuários do que os oferecidos pelo tradicional briefing. Portanto, os designers aproximaram-se de estudos e práticas dos pesquisadores das áreas Humanas e Sociais, para desenvolver metaprojetos que lhes permitam conhecer o contexto cultural dos usuários. Entre os conhecimentos e os recursos atualmente adotados em Design, destacam-se os conceitos e as práticas de Etnografia. Atualmente, além do interesse comum pela cultura material, os designers se aproximam dos antropólogos devido ao seu interesse por símbolos, crenças, ritos e práticas que caracterizam a cultura dos usuários. Tudo isso é ainda mais interessante nos projetos de produtos que atuam como “marca” ou símbolo de identificação, distinção e representação. Assim, a partir de uma pesquisa bibliográfica, trata- se neste artigo de apresentar e justificar a aplicação da pesquisa etnográfica em metaprojetos de Design de marcas institucionais e comerciais.