O ensino religioso no currículo escolar

apontamentos entre subjetividades e laicidade

Autores

  • Joabe Tavares Pereira Secretaria da Educação do Estado da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2024.v21.43260

Palavras-chave:

: Secularização; Proselitismo; Violação; Pedagogia. Abstract

Resumo

Este artigo se propõe a uma investigação acerca das incursões de proselitismo e violação da laicidade ocorridas nas escolas de Ensino Fundamental por ocasião das aulas ministradas por meio do componente curricular ensino religioso. Acrescido à nossa observação empírica de tais fenômenos, concorrem também como base teórica para este texto, leituras afins ao já mencionado problema escolar. Esta análise pretende investigar as causas históricas que permearam o fenômeno de proselitismo que ainda persiste no ambiente escolar. E, ainda, pensar não apenas na implementação dos documentos oficiais que regem epistemologicamente nosso Ensino, como também garantir sua observação e consolidação. Nesse sentido, procuramos investigar o papel pedagógico docente que aqui se traduz como mediador do diálogo e de promotor da cultura de paz. Nosso objetivo neste texto é compreender o lugar do ensino religioso, sua contribuição em mitigar o proselitismo e de que maneira o professor desse componente pode se ater como mediador de ambiente escolar resguardado pela ética e paz, o que se faz com uma pedagogia democrática, pluralista e laica.

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

TAVARES PEREIRA, J. O ensino religioso no currículo escolar: apontamentos entre subjetividades e laicidade. Sacrilegens , [S. l.], v. 21, n. 1, 2024. DOI: 10.34019/2237-6151.2024.v21.43260. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/43260. Acesso em: 21 dez. 2024.