"Rap é educação", rap e religião: propostas para o Ensino Religioso

Autores

  • Bruno Carvalho Rocha Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2022.v19.37652

Palavras-chave:

Rap, Educação, Cultura, Religião, Ensino Religioso

Resumo

Misturando ritmo e poesia, o rap, gênero musical periférico, é constantemente atravessado por questões de classe, raça e gênero. Mas a religião, ainda que passe desapercebida por boa parte do público, constitui-se como fenômeno significativo da linguagem, expressão da identidade periférica, tão importante quanto outros temas e elementos mobilizados pelo rap. Assim, o objetivo deste artigo é relacionar o rap, a educação e a religião. O artigo estará dividido, portanto, em três partes: (a) um breve histórico do rap como objeto de pesquisa; (b) algumas estratégias de aproximação do rap e a religião; e por fim, (c) mostraremos o rap enquanto uma ferramenta pedagógica para novas abordagens no Ensino Religioso. Nossa hipótese é de que o rap, como fenômeno cultural, que abarca a religião como parte constitutiva da sua narrativa, potencialize processos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

CARVALHO ROCHA, B. "Rap é educação", rap e religião: propostas para o Ensino Religioso. Sacrilegens , [S. l.], v. 19, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2237-6151.2022.v19.37652. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/37652. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre