Orixás no asfalto:

As representações sociais de Legbá, Ori, Doum e Oxalá nas letras do rapper Criolo

Autores/as

  • Raquel Turetti Scotton UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.44395

Palabras clave:

Criolo. Orixás, Candomblé.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar três letras do Rap brasileiro compostas e interpretadas por Criolo, entre 2013 e 2018: “Doum”, “Fio de Prumô (Pade Onã)” e “Boca de Lobo”. Cada uma dessas canções faz referência aos orixás do candomblé iorubá, como Oxalá em "Boca de Lobo", o próprio orixá Doum em "Doum", e Legbá e Ori em "Fio de Prumô (Padê Onã)". Todas as músicas são ambientadas em um contexto urbano típico de grandes metrópoles. Ancorando-se no conceito de Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se compreender como esses orixás, divinizados pelo candomblé de cultura iorubá, podem ser representados em contextos urbanos e como essas representações permitem analisá-los em um contexto outro, diferentemente daquele dos terreiro e, concomitantemente, ancorados nas complexidades das narrativas transmitidas . Pode-se concluir que as representações sociais dos orixás apresentadas nas canções estão ancoradas nas narrativas pertencentes ao candomblé e suas complexidades contribuem para a interpretação de dinâmicas sociais para além dos terreiros. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERKENBROCK, Volney. A experiência dos orixás. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.

FERREIRA DOS SANTOS, L. C. (2020). Exu e os Ibejis inventam o contratempo. Eleuthería - Revista Do Mestrado Profissional Em Filosofia Da UFMS, v. 5. 2020.

JODELET, Denise. As representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2001, p. 17-43.

LOURDES DOS SANTOS, Nílsia. Orí- o orixá maior sob a perspectiva do povo iorubá. Dissertação de mestrado. 162 f. Pós-graduação em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Beo Horizonte. 2020.

MOSCOVICI, S., 1978. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro. Zahar. 1978.

MOSCOVICI, S.,. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis. Ed. Vozes, 2003.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo. Companhia das Letras. 2016.

RUFFINO, Luiz, 2019. Pedagogia das encruzilhadas: Exu como Educação. Revista Exitus, v. 9, n. 4, p. 262-289, out./dez. 2019.

SÀLÁMI, Sikiru & Ribeiro, Ronilda Iyakemi. Exu e a Ordem do Universo. São Paulo:Oduduwa, 2015.

WITZEL, L. K.; ROLLA, C. E. O. Padê Onã: Pedras que rolam eos encontros de lugar nenhum. II Congresso Internacional de Estudos do Rock. Unioeste, Cascavel, 2015.

Publicado

2025-09-07

Cómo citar

TURETTI SCOTTON, R. . Orixás no asfalto:: As representações sociais de Legbá, Ori, Doum e Oxalá nas letras do rapper Criolo. Sacrilegens , [S. l.], v. 22, n. 2, p. 139–153, 2025. DOI: 10.34019/2237-6151.2025.v22.44395. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/44395. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Temática Livre