O islamismo no cinema

a representação do feminino no mundo árabe pelo oriente e ocidente

Autores/as

  • Thaïs de Matos Barbosa thaismbarbosa UFPB
  • José Bartolomeu dos Santos Júnior
  • Victor Chaves de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2023.v20.42410

Palabras clave:

Islamismo, Mulher, Cinema, Mulheres muçulmanas

Resumen

O presente estudo busca apresentar a forma como o cinema apresenta a mulher islâmica, tanto no Ocidente, mais especificamente no mundo norte-americano, e no Oriente, enfatizando-se o cinema turco, a partir dos estudos de Dönmez-Colin (2010) e Touzani e Hirschman (2019). Para esse trabalho, foi analisado o conceito de produção artística no cinema, bem a quem o cinema serve. Desse modo, pode-se observar que o papel da mulher islâmica no cinema ainda carece, em ambos os contextos, de uma ampla interpretação para além da visão de uma mulher submissa ou sensual, que apenas serve aos interesses do harém e que deve ser mantida afastada da sociedade e em silêncio constante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

REFERÊNCIAS:

BARNWELL, J. The fundamentals of film-making. AVA Publishing. 2019

CANNIFORD, R.; KARABABA, E. Partly primitive: Discursive constructions of the domestic surfer. Consumption Markets & Culture 16(2): 119–144. 2013

DÖNMEZ-COLIN. G. Women in Turkish Cinema: Their Presence and Absence as Images and as Image‐Makers. Third Text, Vol. 24, Issue 1, January, 2010, 91–105

HUDA. A. N. Negociating Islam with Cinema: a theoretical discussion on Indonesian films. Wacana, Vol. 14, No. 1 (April 2012)

HUNT, S.D. Truth in marketing theory and research. Journal of Marketing. 54(3): 1–15, 1990

MELTAREZA, R., ZAKIAH, K. Runtuhnya Stereotipe Mengenai Umat Islam Dalam Film Kingdom Of Heaven. Prosiding Jurnalistik. 2014

MARCINIAK, K. Revolting aesthetics - Feminist transnational cinema in the US. In HOLE, K. L.; JELACA, D.; KAPLAN, E. A.; PETRO, P. The Routledge Companion To Cinema And Gender. Routledge, 2017.

MONACO, J. How to Read a Film: The World of Movies, Media, and Multimedia: Language, History, Theory. Oxford: Oxford University Press. 2000

RAWLINSON, M.S. American Visual Culture. New York: Berg Publishers, 2009.

SAID, E. Orientalism: Western Conceptions of the Orient. Harmondsworth: Penguin. 1978

SCHROEDER, J.E. Visual Consumption, vol. 4. London: Psychology Press, 2005

SILVERSTONE. R. Por que estudar a Mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

TOUZANI, Mourad; HIRSCHMAN, Elizabeth C. Islam and ideology at the movies: Prototypes, stereotypes, and the political economy. Recherche et Applications en Marketing. 2019, Vol. 34(2) 5–23

YOUSAF et al. Stereotyping Of Islam And Muslims In Hollywood Movies: An Analysis Of Representation. The Scholar-Islamic Academic Research Journal 6, No. 1 (March 03, 2020) P: 63–95

Publicado

2024-02-02

Cómo citar

THAISMBARBOSA, T. de M. B.; SANTOS JÚNIOR, J. B. dos; SOUZA, V. C. de. O islamismo no cinema: a representação do feminino no mundo árabe pelo oriente e ocidente. Sacrilegens , [S. l.], v. 20, n. 2, 2024. DOI: 10.34019/2237-6151.2023.v20.42410. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/42410. Acesso em: 22 dic. 2024.