Religiões antigas: a vida e os ensinamentos dos essênios.
A vida e os ensinamentos dos essênios.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2022.v19.39084Palabras clave:
Judaísmo antigo. Manuscritos do Mar Morto. Essenismo. Religião antiga.Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar a origem, onde viveram e quais os ensinamentos da comunidade religiosa dos essênios, a partir de uma análise histórica, social e religiosa de fontes antigas que foram escritas por historiadores do primeiro século da era comum; das novidades presentes nos manuscritos do Mar Morto; das interpretações contidas nos textos publicados ao longo dos séculos, sobretudo, pelos pesquisadores contemporâneos Gabriele Boccaccini e García Martínez. Para isso, serão analisados os textos de Flávio Josefo, Fílon de Alexandria e Plínio acerca de suas abordagens sobre os essênios, quais as principais hipóteses sobre a sua origem, o lugar onde foram encontrados vestígios arqueológicos, quais as principais comunidades, as suas regras de convivência, a maneira como lidavam com os bens materiais e a concepção que tinham do casamento e do celibato.
Descargas
Citas
ARAÚJO JÚNIOR, João Alves de. Em busca de santidade: os manuscritos do Mar Morto e o modo de vida religiosa dos essênios e dos terapeutas / João Alves de Araújo Júnior. João Pessoa, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/nilma/Downloads/arquivo%20total.pdf. Acesso em 10 de ag. de 2022.
ARENS, Eduardo. A Bíblia sem mitos: uma introdução crítica. São Paulo: Paulus,
BOCCACCINI, Gabriele. Além da hipótese assênia: separação dos caminhos entre Qumran e o judaísmo enóquico. São Paulo: Paulus, 2010.
CROATTO, Jose Severino. Apocalíptica e esperança dos oprimidos (contexto
sócio-político e cultural do gênero apocalíptico). In: RIBLA 7. Petrópolis: Vozes,
DANA, H. E. O Mundo do Novo Testamento: Um estudo do ambiente histórico e cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: JUERP, 1977.
GARCÍA MARTÍNEZ, Florentino. Os homens de Qumran: literatura, estrutura e
concepções religiosas. Petrópolis: Vozes, 1996.
GINSBURG, D. Christian. Os essênios - sua história e doutrinas. São Paulo: Editora Pensamento, 1995.
MACHADO, Jonas Perspectivas da hipótese Qumran-essênios: a propósito de um livro de Gabriele Boccaccini. Estudos de Religião, v. 26, n. 42, jan./jun. 2012 p. 238-261.
ORRÚ, F. Geruásio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova. 1992.
PERONI, Ildo. Os Manuscritos de Qumran ou do Mar Morto. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor, Curitiba, v. 3, n. 1. jan./jun. 2011. p. 205-219
SZEKELY, Edmond Bordeaux. Os ensinamentos dos essênios de Enoque aos manuscritos do Mar Morto. São Paulo: Editora pensamentos-cultrix, 2004.
SHANKS, Hershel. Para compreender os manuscritos do Mar Morto. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
STELLA, J. B. As descobertas dos papiros do Mar Morto. São Paulo: Livraria Independente Editora, 1960.
WILSON, Edmund. Os manuscritos do Mar Morto. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Nilmar de Sousa Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International