Santa Lôla: considerações a partir das teorias de representação social
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2022.v19.39007Palabras clave:
Representação Social. Santa Lôla. Ancoragem. Objetivação.Resumen
O papel da representação social é dar sentido a tudo que vemos e percebemos. Os processos de ancoragem e objetivação são conceitos que explicam como as representações sociais são elaboradas e o que elas constroem, transformando o não-familiar em familiar. A partir da teoria desenvolvida por Moscovici (2003) e Jodelet (2001) no que diz respeito às representações sociais, o presente artigo pretende buscar uma melhor compreensão de como as narrativas em torno de Floripes Dornelas de Jesus – Santa Lôla, são ressignificadas e contribuem para a construção de sua santidade aos olhos de seus seguidores.
Descargas
Citas
ALBA, Martha. Representações Sociais e Memória Coletiva: uma releitura. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fatima de Souza; TRINDADE, Zeide Araujo – Organizadoras. Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitk, 2014.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
FERREIRA, Roberto Nogueira. O Sagrado Coração de Lola: a Santa de Rio Pomba. Brasília: Ed. L.G.E., 2007.
Hino Lola Floripedes Dornelas de Jesus. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JI23ALTRh_A. Acesso em: 05 set. 2022.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Deise. As representações sociais. Rio de janeiro: Editora UERJ, 2001.
Lola, Serva de Deus, Floripes.wmv. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HtXAV3P0NIc. Acesso em: 05 set. 2022.
MENEZES, Renata de Castro. A dinâmica do sagrado: rituais, sociabilidade e santidade num convento do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
MENEZES, Renata de Castro. O além no cotidiano. Repensando fronteiras entre antropologia e história a partir do culto aos santos. São Paulo: Orácula 7.12, p. 20-42, 2011.
MOSCOVI, S. Representações sociais. Investigações em Psicologia Social. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.
PERNOUD, Régine. Luz sobre a Idade Média. Portugal: Europa América, 1981.
PROCÓPIO, Carlos Eduardo Pinto. O Catolicismo e sua publicidade: reflexões a partir da construção da catedral de Nossa Senhora de Guadalupe (Foz do Iguaçu/ Brasil). Ciencias Sociales y Religión/ Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 20, n. 29, p. 63-86, ago-dez de 2018.
RIO POMBA (MG). Lei nº 1.160 de 01 de abril de 2003. Disponível em: <https://sapl.riopomba.mg.leg.br/norma/275>
Acesso em: 27 mai. 2019.
SALVADOR, Frei Do Coração de Jesus. A grande promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus. São Paulo: Loyola, 1987. Arquidiocese de Mariana: 4ª edição.
SCOTTON, Raquel Turetti. “Um talo de arruda que vale uma floresta”: As Representações Sociais das Religiões Afro nas letras de Rap. Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2019.
TRINDADE, Zeide Araujo; SANTOS, Maria de Fatima de Souza; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. Ancoragem: notas sobre consensos e dissensos. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fatima de Souza; TRINDADE, Zeide Araujo – Organizadoras. Teoria das Representações Sociais: 50 anos. Brasília: Technopolitk, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Mara Bontempo Reis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International