A Contribuição de uma vertente religiosa para a ressignificação do comportamento do campo religioso tradicional: um estudo da prática do Santo-Daime Em Ouro Preto – MG

Autores/as

  • Joelma Aparecida dos Santos Xavier
  • Rodrigo César Oliveira Pereira

Palabras clave:

religião, espacialidade, campo social, Santo Daime

Resumen

Nos últimos anos percebemos uma eclosão dos chamados Novos Movimentos Religiosos. Partindo dessa perspectiva, procurou-se estudar a vertente religiosa do Santo Daime em um subdistrito de Ouro Preto, Minas Gerais. Os objetivos foram o de compreender as construções sociorreligiosas mantidas através de relação entre os participantes e de analisar elementos simbólicos construídos e mantidos na referida vertente religiosa sobre os aspectos individual, coletivo e socioideológico. Dessa forma, tal perspectiva de análise abrangente procura compreender o fenômeno religioso como um processo de significação criado por diferentes culturas para expressar cenários simbólicos, constituindo, em alguma medida, a própria sociedade. Os resultados mostram as impressões quanto à percepção do sagrado, bem como a adequação individual de cada participante ao Santo Daime.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARTH, Wilmar Luiz. O homem pós-moderno, religião e ética. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 37, n. 155, p.89-108, mar. 2007.
BERGER, Peter. A dessecularização do Mundo: uma visão global. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 9-24, 2000. Disponível em:
<http://www.iser.org.br/ religiaoesociedade/public.html>. Acesso em: 28 jul. 2014.
_____________. O dossel sagrado. Elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares de vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
FERNANDES, Vera Fróes. História do Povo Juramidam: Introdução à Cultura do Santo Daime. Manaus: Suframa, 1986.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. O peregrino e o convertido: a religião em movimento. Petrópolis: Vozes, 2008. 238 p.
_______________. Representam os surtos emocionais contemporâneos o fim da secularização ou o fim da religião? Religião e Sociedade, Petrópolis, v. 18, n. 1, p.
3147, 1997.
LABATE, Beatriz Caiuby. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos. 2000. 385 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Antropologia Social, Departamento de Antropologia Social, Universidade Estadual de São Paulo, Campinas, 2000. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000202926>. Acesso em: 17 jan. 2014.
LIPOVETSKY, Gilles. A era do vazio: ensaios sobre o individualismo contemporâneo. Barueri: São Paulo: Manole, 2005. 197 p. 76.
LUNA, Luis Eduardo. Vegetalismo: Shamanism among the Mestizo Population of the Peruvian Amazon. Estocolmo, Suécia: Almquist and Wiksell International, 1986.
MACRAE, Edward. Guiado pela lua. Xamanismo e uso ritual da Ayahuasca no culto do Santo Daime. São Paulo: Editora Brasiliense, 1992.
OLIVERA, Gustavo Gilson; OLIVEIRA, Aurenéa Maria de. Modernidade, (des)secularização e pós-secularismo nos debates atuais da sociologia da religião.
REVTEO, Recife, Pernambuco, v. 1, n. 1, p. 24-45, dez. 2012.
PIERUCCI, Antônio Flávio. Reencantamento e dessecularização. A propósito do auto engano em sociologia da religião. In: Novos Estudos Cebrap, n. 49, Nov., 1997. P. 99117.
PORTELLA, Rodrigo. Religião, Sensibilidades Religiosas e Pós-modernidade: da ciranda entre religião e secularização. Revista de Estudos da Religião - REVER, São
Paulo, n. 2, p. 71-87, 2006. Disponível em: <http://www.pucsp.br/rever/rv2_2006/p_portella.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2014.
RODRIGUES, Elisa. A emergência dos Novos Movimentos Religiosos e suas Repercussões no Campo Religioso Brasileiro. NUMEN, Revista de estudos e pesquisa
da religião, Juiz de Fora, v. 12, n. 12, p.45-58, 2009. Disponível em: http://ufjf.emnuvens.com.br/numen/article/view/1205>. Acesso em: 22 jan. 2014.
ROSENDAHL, Zeny. Espaço, cultura e religião: dimensões de análise. In: CÔRREA, Roberto Lobato. _________________; (Orgs.). Introdução à Geografia Cultural. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p. 187-224.
SAHR, Wolf-Dietrich. 2008 Ação e EspaçoMUNDOS – a concretização de espacialidades na Geografia Cultural, in SERPA, Ângelo (org.) Espaços culturais: vivências, imaginações e representações, Salvador, EDUFBA, 33-58.
___________________; GOGOY, Mariano Luís Michilin. Em contato com o espaço do além: para uma geografia do espiritismo. Revista de Estudos da Religião, REVER, São Paulo, p.1-20, jun. 2009. Disponível em: <http://www.pucsp.br/rever/rv2_2009/t_sahr.htm>. Acesso em: 06 fev. 2014.
SILVA, Clodomir Monteiro da. O palácio de Juramidam Santo Daime: um ritual de transcendência e despoluição. 1983. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de
Antropologia Social, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1983. Disponível em: <www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=740>. Acesso em: 06 maio 2014.
WACH, Joachim. Sociologia da religião. São Paulo: Paulinas, 1990. 495 p.
WEBER, Max. Ensaios de sociologia. In: WEBER, Max. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974. Cap. 8. p. 241-270.

Publicado

2016-08-05

Cómo citar

DOS SANTOS XAVIER, J. A. .; OLIVEIRA PEREIRA, R. C. . A Contribuição de uma vertente religiosa para a ressignificação do comportamento do campo religioso tradicional: um estudo da prática do Santo-Daime Em Ouro Preto – MG. Sacrilegens , [S. l.], v. 13, n. 2, p. 74–90, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26905. Acesso em: 22 dic. 2024.