Questões históricas e culturais presentes no mito de Semíramis segundo Marco Juniano Justino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.48709

Palavras-chave:

Semíramis; Justino; Sammuramate; mito; Roma.

Resumo

Muitas vezes, a palavra "mito" é entendida como sinônimo de "mentira". No entanto, na pesquisa histórica, o mito tem muito a revelar ao historiador, pois pode fornecer informações sobre figuras históricas que inspiraram a construção de determinado mito, bem como sobre aspectos políticos e sociais subjacentes à formação da narrativa mítica. No presente artigo, abordaremos o mito de Semíramis, conforme apresentado no Epitoma Historiarum Philippicarum Pompei Trogi, de Marco Juniano Justino. Mais do que uma mera análise do mito, buscaremos lançar hipóteses sobre suas origens históricas e literárias, assim como os motivos que levaram o autor a caracterizar Semíramis e seu filho Nínias de maneira negativa e pejorativa. Para isso, situaremos a escrita de Justino no seu contexto histórico de criação, a fim de melhor compreender tais desenvolvimentos.

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Biografia do Autor

Matheus da Silva Carmo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é mestre em História e em Ciência da Religião pela mesma instituição. Possui especialização em História Antiga e Medieval pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciência da Religião pela UFJF. É graduado em História e em Ciência da Religião pela UFJF. E-mail: mateuscarmo.ms@gmail.com

Sofia Amélia Rego D'Andrea, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é licenciada em História pela mesma instituição. É especialista em História Antiga e Medieval pelo Curso de Especialização em História Antiga e Medieval (CEHAM), vinculado ao Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas de História Antiga e Medieval (GEPHAM), ligado ao Departamento de História da UFJF.

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

DA SILVA CARMO, M.; REGO D’ANDREA, S. A. . Questões históricas e culturais presentes no mito de Semíramis segundo Marco Juniano Justino. Sacrilegens , [S. l.], v. 22, n. 2, p. 25–48, 2025. DOI: 10.34019/2237-6151.2025.v22.48709. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/48709. Acesso em: 5 dez. 2025.

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