Questões históricas e culturais presentes no mito de Semíramis segundo Marco Juniano Justino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.48709

Palabras clave:

Semíramis; Justino; Sammuramate; mito; Roma.

Resumen

Muitas vezes, a palavra "mito" é entendida como sinônimo de "mentira". No entanto, na pesquisa histórica, o mito tem muito a revelar ao historiador, pois pode fornecer informações sobre figuras históricas que inspiraram a construção de determinado mito, bem como sobre aspectos políticos e sociais subjacentes à formação da narrativa mítica. No presente artigo, abordaremos o mito de Semíramis, conforme apresentado no Epitoma Historiarum Philippicarum Pompei Trogi, de Marco Juniano Justino. Mais do que uma mera análise do mito, buscaremos lançar hipóteses sobre suas origens históricas e literárias, assim como os motivos que levaram o autor a caracterizar Semíramis e seu filho Nínias de maneira negativa e pejorativa. Para isso, situaremos a escrita de Justino no seu contexto histórico de criação, a fim de melhor compreender tais desenvolvimentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus da Silva Carmo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é mestre em História e em Ciência da Religião pela mesma instituição. Possui especialização em História Antiga e Medieval pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciência da Religião pela UFJF. É graduado em História e em Ciência da Religião pela UFJF. E-mail: mateuscarmo.ms@gmail.com

Sofia Amélia Rego D'Andrea, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é licenciada em História pela mesma instituição. É especialista em História Antiga e Medieval pelo Curso de Especialização em História Antiga e Medieval (CEHAM), vinculado ao Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas de História Antiga e Medieval (GEPHAM), ligado ao Departamento de História da UFJF.

Citas

JUSTINUS, Marcus Junianus. Epitome of Pompeius Trogus' Philippic Histories. Translation and notes: John Selby Watson. London: Henry G. Bohn, 1853.

DIODORO DA SICÍLIA. Livro 2.1-28. In: Biblioteca Histórica. Traduzido por Prof. Oldfather. 1933-54.

PLINY, THE ELDER. XXX.2.3. In: Natural History. BOSTOCK, J.; RILEY, H. T. London: Taylor & Francis, 1855.

PLUTARCO. Diálogo Sobre o Amor, Relatos de Amor. Tradução do grego, introdução e notas de Carlos A. Martins de Jesus. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 2009.

PLUTARCO. Plutarch’s Moralia III. With an english translation by Frank Cole Babbitt. Cambridge: Harvard University Press, 1961.

HERÓDOTO. Histórias. Tradução de J. Brito Broca. Análise de Vítor de Azevedo. Vol. 1. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019, p. 20.

MÁXIMO, Valério. Of Anger and Hatred. In: Memorable Deeds and Sayings. Translation by Samuel Speed. London: I.C., 1678, p. 445.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALIGHIERI, D. A Divina Comédia. 15ª ed. São Paulo: Editora 34, 2008

BARTLETT, Brett. Justin’s Epitome: The Unlikely Adaptation of Trogus’ World History. Histos, v. 8, p. 260-266, 2014.

BECK, Roger. Zoroaster, as perceived by the Greeks. Encyclopaedia Iranica, 2003. Disponível em: https://www.iranicaonline.org/articles/zoroaster-iv-as-perceived-by-the-greeks. Acessado em: 07/07/2024.

BREMMER, Jan. The Birth of the Term “Magic”. Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, Bd. 126, p. 1-12, 1999.

BREMMER, Jan; VEENSTRA, Jan. The Metamorphosis of Magic from Late Antiquity to the Early Modern Period. Peeters Publishers, 2002.

CARLYLE, Thomas. O Herói como Divindade. In: Heróis e Adoração ao Herói, 1840.

CASTRO SÁNCHEZ, José. Introducción. In: JUSTINO; POMPEYO TROGO. Epítome de las “

Histórias Filípicas” de Pompeyo Trogo, Prólogos, Fragmentos. Introdução, tradução para o espanhol e notas de José Castro Sánchez. Madrid: Gredos, 2008.

CLAUSS, Manfred. The Roman Cult of Mithras: The god and his mysteries. Edinburgh University Press, 2000.

COLQUHOUN, Patrick. A Summary of the Roman Civil Law, Illustrated by Commentaries on and Parallels from the Mosaic, Canon, Mohammedan, English, and Foreign Law. London: Wm. Benning & Co., 1849.

EDWARDS, Catharine. The Politics of Immorality in Ancient Rome. Cambridge University Press, 1993.

FATTORI, Anita. Sammu-ramat. In: SILVA, Semíramis Corsi; BRUNHARA, Rafael; VIEIRA

NETO, Ivan (orgs.). Compêndio histórico de mulheres da antiguidade, vol. 1: a presença das mulheres na literatura e na história. Goiânia: Editora Tempestiva, 2021.

GERA, Deborah. Warrior Women: The Anonymous Tractatus De Mulieribus. Leiden: BRILL, 1997.

GREEN, Peter. Alexander of Macedon. University of California Press, 1991.

HARTOG, François. The Mirror of Herodotus: The Representation of the Other in the Writing of History. Univ. of Calif. Press, 1988.

HOLLAND, Tom. Rubicon: The Last Years of the Roman Republic. Anchor, 2005.

KARLSSON, Mattias. Relations of power in early Neo-Assyrian state ideology. Walter de Gruyter GmbH & Co KG, 2016.

KAZHDAN, Alexander. Oxford Dictionary of Byzantium. Oxford University Press, 1991.

KIENAST, Dietmar. "Elgabal". In: Römische Kaisertabelle: Grundzüge einer römischen Kaiserchronologie. Darmstadt, Germany: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 2017.

LEVENE, David. Roman Historiography in the Late Republic. In: MARINCOLA, John. A Companion to Greek and Roman Historiography. Oxford: Blackwell, 2007.

MARTINS, Paulo. Literatura Latina. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009. p. 143-145.

MELVILLE, Sarah C. Neo-Assyrian royal women and male identity: Status as a social tool. Journal of the American Oriental Society, p. 37-57, 2004.

MINEO, Bernard; ZECCHINI, Giuseppe. Justin, Abrege Des Histoires Philippiques de Trogue Pompee: Tome I: Livres I-X. Collection des Universités de France. Paris: Les Belles Lettres. 2016.

NOVAK, Maria da Glória; NERI, Maria Luiza; PETERLINI, Ariovaldo Augusto. Semíramis. In: Historiadores Latinos. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 240-243.

POZZER, Katia. Naqi’a. In: SILVA, Semíramis Corsi; BRUNHARA, Rafael; VIEIRA NETO, Ivan (orgs.). Compêndio histórico de mulheres da antiguidade, vol. 1: a presença das mulheres na literatura e na história. Goiânia: Editora Tempestiva, 2021.

RAWLINSON, Henry. "The Persian Cuneiform Inscription at Behistun, Decyphered and Translated; With a Memoir on Persian Cuneiform Inscriptions in General, and on That of Behistun in Particular". Journal of the Royal Asiatic Society of Great Britain and Ireland, 1848.

SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia de Bolso, 2003.

SCHLUDE, Jason. Parthian-Roman Wars. Oxford Classical Dictionary, 2019. Disponível em: https://oxfordre.com/classics/display/10.1093/acrefore/9780199381135.001.0001/acrefore-9780199381135-e-8047. Acessado em: 07/07/2024.

SILVA, Henrique Edigton da Costa; CAVICCHIOLI, Marina Regis. Σεμίραμις › Semíramis. In: SILVA, Semíramis Corsi; BRUNHARA, Rafael; NETO, Ivan Vieira. Compêndio Histórico de Mulheres da Antiguidade. Vol.1 A Presença das Mulheres na Literatura e na História. Goiânia: Tempestiva. 2021. p. 280-81

SHAKESPEARE, William. Tito Andrônico. Feltrinelli Editore, 1999.

SVÄRD, Saana. Neo-Assyrian elite women. In: Women in Antiquity. Routledge, 2016. p. 126-137.

TOLMAN, Herbert Cushing. Magu. In: Ancient Persian lexicon and the texts of the Achaemenidan inscriptions transliterated and translated with special reference to their recent re-examination. Vanderbilt Oriental Series, vol. 6. New York/Cincinnati/Chicago: American Book Company.

VEYNE, Paul. Acreditavam os gregos em seus mitos? Tradução de Horácio González e Milton Meira Nascimento. São Paulo: Brasiliense, 1984.

VISSCHER, Marijn. Beyond Alexandria: literature and empire in the Seleucid world. New York, 2020.

WELBURN, Andrew. Mani, the Angel and the Column of Glory: An Anthology of Manichaean Texts. Edinburgh: Floris Books, 1998.

YARDLEY, John. Justin and Pompeius Trogus: A Study of the Language of Justin's "Epitome" of Trogus. University of Toronto Press, 2003.

Publicado

2025-09-07

Cómo citar

DA SILVA CARMO, M.; REGO D’ANDREA, S. A. . Questões históricas e culturais presentes no mito de Semíramis segundo Marco Juniano Justino. Sacrilegens , [S. l.], v. 22, n. 2, p. 25–48, 2025. DOI: 10.34019/2237-6151.2025.v22.48709. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/48709. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Temática Livre

Artículos más leídos del mismo autor/a