Orixás no asfalto:
As representações sociais de Legbá, Ori, Doum e Oxalá nas letras do rapper Criolo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.44395Palavras-chave:
Criolo. Orixás, Candomblé.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar três letras do Rap brasileiro compostas e interpretadas por Criolo, entre 2013 e 2018: “Doum”, “Fio de Prumô (Pade Onã)” e “Boca de Lobo”. Cada uma dessas canções faz referência aos orixás do candomblé iorubá, como Oxalá em "Boca de Lobo", o próprio orixá Doum em "Doum", e Legbá e Ori em "Fio de Prumô (Padê Onã)". Todas as músicas são ambientadas em um contexto urbano típico de grandes metrópoles. Ancorando-se no conceito de Representações Sociais de Serge Moscovici, busca-se compreender como esses orixás, divinizados pelo candomblé de cultura iorubá, podem ser representados em contextos urbanos e como essas representações permitem analisá-los em um contexto outro, diferentemente daquele dos terreiro e, concomitantemente, ancorados nas complexidades das narrativas transmitidas . Pode-se concluir que as representações sociais dos orixás apresentadas nas canções estão ancoradas nas narrativas pertencentes ao candomblé e suas complexidades contribuem para a interpretação de dinâmicas sociais para além dos terreiros.
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