O ensino religioso no currículo escolar
apontamentos entre subjetividades e laicidade
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2024.v21.43260Palavras-chave:
: Secularização; Proselitismo; Violação; Pedagogia. AbstractResumo
Este artigo se propõe a uma investigação acerca das incursões de proselitismo e violação da laicidade ocorridas nas escolas de Ensino Fundamental por ocasião das aulas ministradas por meio do componente curricular ensino religioso. Acrescido à nossa observação empírica de tais fenômenos, concorrem também como base teórica para este texto, leituras afins ao já mencionado problema escolar. Esta análise pretende investigar as causas históricas que permearam o fenômeno de proselitismo que ainda persiste no ambiente escolar. E, ainda, pensar não apenas na implementação dos documentos oficiais que regem epistemologicamente nosso Ensino, como também garantir sua observação e consolidação. Nesse sentido, procuramos investigar o papel pedagógico docente que aqui se traduz como mediador do diálogo e de promotor da cultura de paz. Nosso objetivo neste texto é compreender o lugar do ensino religioso, sua contribuição em mitigar o proselitismo e de que maneira o professor desse componente pode se ater como mediador de ambiente escolar resguardado pela ética e paz, o que se faz com uma pedagogia democrática, pluralista e laica.
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