O islamismo no cinema
a representação do feminino no mundo árabe pelo oriente e ocidente
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2023.v20.42410Palavras-chave:
Islamismo, Mulher, Cinema, Mulheres muçulmanasResumo
O presente estudo busca apresentar a forma como o cinema apresenta a mulher islâmica, tanto no Ocidente, mais especificamente no mundo norte-americano, e no Oriente, enfatizando-se o cinema turco, a partir dos estudos de Dönmez-Colin (2010) e Touzani e Hirschman (2019). Para esse trabalho, foi analisado o conceito de produção artística no cinema, bem a quem o cinema serve. Desse modo, pode-se observar que o papel da mulher islâmica no cinema ainda carece, em ambos os contextos, de uma ampla interpretação para além da visão de uma mulher submissa ou sensual, que apenas serve aos interesses do harém e que deve ser mantida afastada da sociedade e em silêncio constante.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS:
BARNWELL, J. The fundamentals of film-making. AVA Publishing. 2019
CANNIFORD, R.; KARABABA, E. Partly primitive: Discursive constructions of the domestic surfer. Consumption Markets & Culture 16(2): 119–144. 2013
DÖNMEZ-COLIN. G. Women in Turkish Cinema: Their Presence and Absence as Images and as Image‐Makers. Third Text, Vol. 24, Issue 1, January, 2010, 91–105
HUDA. A. N. Negociating Islam with Cinema: a theoretical discussion on Indonesian films. Wacana, Vol. 14, No. 1 (April 2012)
HUNT, S.D. Truth in marketing theory and research. Journal of Marketing. 54(3): 1–15, 1990
MELTAREZA, R., ZAKIAH, K. Runtuhnya Stereotipe Mengenai Umat Islam Dalam Film Kingdom Of Heaven. Prosiding Jurnalistik. 2014
MARCINIAK, K. Revolting aesthetics - Feminist transnational cinema in the US. In HOLE, K. L.; JELACA, D.; KAPLAN, E. A.; PETRO, P. The Routledge Companion To Cinema And Gender. Routledge, 2017.
MONACO, J. How to Read a Film: The World of Movies, Media, and Multimedia: Language, History, Theory. Oxford: Oxford University Press. 2000
RAWLINSON, M.S. American Visual Culture. New York: Berg Publishers, 2009.
SAID, E. Orientalism: Western Conceptions of the Orient. Harmondsworth: Penguin. 1978
SCHROEDER, J.E. Visual Consumption, vol. 4. London: Psychology Press, 2005
SILVERSTONE. R. Por que estudar a Mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
TOUZANI, Mourad; HIRSCHMAN, Elizabeth C. Islam and ideology at the movies: Prototypes, stereotypes, and the political economy. Recherche et Applications en Marketing. 2019, Vol. 34(2) 5–23
YOUSAF et al. Stereotyping Of Islam And Muslims In Hollywood Movies: An Analysis Of Representation. The Scholar-Islamic Academic Research Journal 6, No. 1 (March 03, 2020) P: 63–95
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thaïs de Matos Barbosa thaismbarbosa, José Bartolomeu dos Santos Júnior, Victor Chaves de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International