Religiões antigas: a vida e os ensinamentos dos essênios.
A vida e os ensinamentos dos essênios.
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2022.v19.39084Palavras-chave:
Judaísmo antigo. Manuscritos do Mar Morto. Essenismo. Religião antiga.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a origem, onde viveram e quais os ensinamentos da comunidade religiosa dos essênios, a partir de uma análise histórica, social e religiosa de fontes antigas que foram escritas por historiadores do primeiro século da era comum; das novidades presentes nos manuscritos do Mar Morto; das interpretações contidas nos textos publicados ao longo dos séculos, sobretudo, pelos pesquisadores contemporâneos Gabriele Boccaccini e García Martínez. Para isso, serão analisados os textos de Flávio Josefo, Fílon de Alexandria e Plínio acerca de suas abordagens sobre os essênios, quais as principais hipóteses sobre a sua origem, o lugar onde foram encontrados vestígios arqueológicos, quais as principais comunidades, as suas regras de convivência, a maneira como lidavam com os bens materiais e a concepção que tinham do casamento e do celibato.
Downloads
Referências
ARAÚJO JÚNIOR, João Alves de. Em busca de santidade: os manuscritos do Mar Morto e o modo de vida religiosa dos essênios e dos terapeutas / João Alves de Araújo Júnior. João Pessoa, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/nilma/Downloads/arquivo%20total.pdf. Acesso em 10 de ag. de 2022.
ARENS, Eduardo. A Bíblia sem mitos: uma introdução crítica. São Paulo: Paulus,
BOCCACCINI, Gabriele. Além da hipótese assênia: separação dos caminhos entre Qumran e o judaísmo enóquico. São Paulo: Paulus, 2010.
CROATTO, Jose Severino. Apocalíptica e esperança dos oprimidos (contexto
sócio-político e cultural do gênero apocalíptico). In: RIBLA 7. Petrópolis: Vozes,
DANA, H. E. O Mundo do Novo Testamento: Um estudo do ambiente histórico e cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: JUERP, 1977.
GARCÍA MARTÍNEZ, Florentino. Os homens de Qumran: literatura, estrutura e
concepções religiosas. Petrópolis: Vozes, 1996.
GINSBURG, D. Christian. Os essênios - sua história e doutrinas. São Paulo: Editora Pensamento, 1995.
MACHADO, Jonas Perspectivas da hipótese Qumran-essênios: a propósito de um livro de Gabriele Boccaccini. Estudos de Religião, v. 26, n. 42, jan./jun. 2012 p. 238-261.
ORRÚ, F. Geruásio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova. 1992.
PERONI, Ildo. Os Manuscritos de Qumran ou do Mar Morto. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor, Curitiba, v. 3, n. 1. jan./jun. 2011. p. 205-219
SZEKELY, Edmond Bordeaux. Os ensinamentos dos essênios de Enoque aos manuscritos do Mar Morto. São Paulo: Editora pensamentos-cultrix, 2004.
SHANKS, Hershel. Para compreender os manuscritos do Mar Morto. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
STELLA, J. B. As descobertas dos papiros do Mar Morto. São Paulo: Livraria Independente Editora, 1960.
WILSON, Edmund. Os manuscritos do Mar Morto. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nilmar de Sousa Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Sacrilegens é um periódico de acesso aberto, licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International