"Rap é educação", rap e religião: propostas para o Ensino Religioso
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-6151.2022.v19.37652Palavras-chave:
Rap, Educação, Cultura, Religião, Ensino ReligiosoResumo
Misturando ritmo e poesia, o rap, gênero musical periférico, é constantemente atravessado por questões de classe, raça e gênero. Mas a religião, ainda que passe desapercebida por boa parte do público, constitui-se como fenômeno significativo da linguagem, expressão da identidade periférica, tão importante quanto outros temas e elementos mobilizados pelo rap. Assim, o objetivo deste artigo é relacionar o rap, a educação e a religião. O artigo estará dividido, portanto, em três partes: (a) um breve histórico do rap como objeto de pesquisa; (b) algumas estratégias de aproximação do rap e a religião; e por fim, (c) mostraremos o rap enquanto uma ferramenta pedagógica para novas abordagens no Ensino Religioso. Nossa hipótese é de que o rap, como fenômeno cultural, que abarca a religião como parte constitutiva da sua narrativa, potencialize processos de ensino-aprendizagem.
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