As Mulheres Quilombolas do COSNEC (Grupo de Consciência Negra de Cel. Xavier Chaves) e seus fazeres artísticos: Ressignificação e empoderamento

Autores

  • Nilza Maria Pacheco Borges

Palavras-chave:

religião, arte, gênero, ressignificação, empoderamento

Resumo

Esse estudo, que se utiliza da pesquisa qualitativa e método etnográfico, tem como objetivo verificar - a partir dos fazeres musicais mostrados através do canto e da dança das mulheres do COSNEC (Grupo de Consciência Negra de Cel. Xavier Chaves em Minas Gerais) -, a transformação ocorrida em suas vidas, social e afetiva, pela divulgação da cultura de origem negra, no intuito de praticar, na atualidade, os valores de seus antepassados escravos no contexto sincrético católico e afro-descendente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALVANI, C.E. Teologia da Arte. São Paulo: Paulinas, 2010
CANCLINI, Nestor G. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2011.
FERRARI, Rosana.O empoderamento da mulher. http://www.intercef.com.br/artigos/oempoderamento-da-mulher.php. Consulta em 10.10.2015.
FERRAZ, S. M. C. O Fazer Saber das Danças Afro: investigando matrizes negras em movimento. Dissertação. (IA/UNESP-SP), 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MACULELÊ. Disponíel em http://capoeiraexports.blogspot.com.br/2011/01/maculeleorigem-e-historia.html. Acesso: 10.10.2016.
SILVA, I. F. A Educação Física e as Danças Populares brasileiras de matriz africana e indígena: Reflexões sobre as leis 11.645 10.639. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física. Porto Alegre, 2010.

Quilombolas Entrevistados

Ana Paula – Integrante do COSNEC
Beth – Integrante do grupo COSNEC
Balúcia – Integrante do grupo COSNEC
Beto – Integrante do grupo COSNEC

Downloads

Publicado

2016-08-05

Como Citar

PACHECO BORGES, N. M. . As Mulheres Quilombolas do COSNEC (Grupo de Consciência Negra de Cel. Xavier Chaves) e seus fazeres artísticos: Ressignificação e empoderamento. Sacrilegens , [S. l.], v. 13, n. 2, p. 125–134, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26909. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre