As imagens como diálogo na pesquisa: O Canto das Lavadeiras e o Ritual de Bênção das Águas em Almenara - por entre memórias e renovo

Autores

  • Nilza Maria Pacheco Borges

Palavras-chave:

sagrado, tradição, modernindade, identidade, imagens

Resumo

Este estudo tem por objetivo mostrar as concepções do sagrado verificadas a partir das manifestações estéticas mediadas pela música do grupo Coral das Lavadeiras de Almenara. Busca compreender sua vivência relacionada à escolha de canções que mostram as marcas do sagrado e suas possíveis interfaces com os novos modos de crer e ser no seu interagir com elementos renovadores que poderão contribuir para transformações e possível abertura às novas identidades na atualidade. Vivem processos de transformações dentre ambiguidades e reinvenção das tradições favorecidas pela mídia e pelas gravações de CDs na atualidade. Ao introduzir o uso do audiovisual para o registro etnográfico nessa pesquisa, sua importância é ressaltada e utilizamos como aporte teórico as teorias de Peixoto (2004) e Satiko e Hikiji (2009) que defendem o uso da imagem como um meio privilegiado para abordar o universo sensorial e estético com o qual estão envolvidos os sujeitos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Leila. Do Jequitinhonha aos Canaviais: Em busca do paraíso mineiro. Dissertação (mestrado em Sociologia), Vol. 1, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1988.
ATAIDE, Sâmara Rodrigues. Confluências do Passado e do Presente: o resgate da memória em O canto das lavadeiras de Almenara. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em Letras (área de concentração: Literatura Portuguesa e outras literaturas) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 2008.
BRANDÃO, Carlos R. Memória do Sagrado: Religiões de uma Cidade do Interior. Cadernos do ISER 1(9). 1980.
_______________ . Prece e Folia: Festa e Romaria. Aparecida. SP: Ideias & Letras, 2010.
CAMURÇA, Marcelo A. Festa e Religião: Imaginário e Sociedade em Minas Gerais. Mabel Salgado Pereira, Marcelo Ayres Camurça (Orgs.) – Juiz de Fora: Templo Editora, 2003.
____________________. Entre Sincretismos e “Guerras Santas”. Revista USP, São Paulo, n.81, p. 173-185. 2009.
CD “Batukim Brasileiro” – O Canto das Lavadeiras (2002).
CD “Aqua” (2005).
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CHATAWAY, Cynthia J. Negotiating the observer-observer relationship: participatory action research. In D. L. Tolman & M. Brydon (Eds) From subjects to subjectivities: a handbook of interpretative and participatory methods (p. 239-255). New York: New York University Press. 2001.
FOUCAULT Michel. Sobre a genealogia da ética. Uma revisão do trabalho. In: RABINOW, Paul; DREYFUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para
além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 253-278.
FREGTMAN, Carlos D. Corpo, música e terapia. São Paulo, SP: Cultrix, 1989.
HIKIJI Gitirana & SATIKO Rose. Imagem – Conhecimento: Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas, São Paulo: Papirus Ed. 2009.
HOBSBAWN, Eric. A Invenção das Tradições. 3ª. Ed., São Paulo: Paz e Terra. 2002.
MARTÍN, Heloísa. “Religiosidad popular”: revisando um concepto problemático a partir de la bibliografia argentina. Estudios sobre Religión. Museu Nacional – UFRJ/Universidad Católica Argentina, Argentina, 2003.
MURAD, Afonso Tadeu. Maria, toda de Deus e tão humana. São Paulo: Paulinas: Santuário, 2012.
MOURA, Margarida M. Os deserdados da terra. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1988.
NEGRÃO, Lisias N. Trajetórias do Sagrado. Tempo Social: Revista de Sociologia da USP, v. 20, n. 2. 2008.
OLIVEIRA, Tadeu. Os sons que vem de Minas. Disponível: site: www.cantaminas.com.br/musicamineira.htm. Acesso em 28 de ago, 2013.
PEIXOTO, Clarice E. Desafios da Imagem: Fotografia, Iconografia e Vídeo nas Ciências Sociais. Bela Feldman – Bianco, Mírian L. Moreira Leite (Orgs.), 3ª. Ed., Campinas, São Paulo: Papirus, 2004.
SILVA, Aloysio Alfredo. As Águas Sagradas de todos os tempos. Rio de Janeiro: Shogun Ed. e Arte, 1984.
TERRIN, Aldo Natale. Antropologia e Horizontes do Sagrado: Culturas e Religiões. São Paulo: Paulus, 2004.
TRAVASSOS, Elizabeth. Os Mandarins Milagrosos: Arte e Etnografia em Mário de Andrade e Bela Bartok. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

Downloads

Publicado

2013-03-03

Como Citar

PACHECO BORGES, N. M. . As imagens como diálogo na pesquisa: O Canto das Lavadeiras e o Ritual de Bênção das Águas em Almenara - por entre memórias e renovo. Sacrilegens , [S. l.], v. 10, n. 1, p. 111–128, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/26747. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Temática Livre