Qualidade de Vida Definida: uma Perspectiva Empreendedora no Turismo

Autores

  • Zamila Elisia Pacheco Assistant Professor at Rosary College of Commerce & Arts, Goa.
  • Subhash Kizhakanveatil Bhaskaran Pillai Vice Dean Academic, Goa Business School at GU.
  • Thiago Duarte Pimentel Full time researcher and professor in graduate (Master/PhD in Social Sciences) and undergraduate courses (Bachelor in Human Sciences, B. in Tourism) at UFJF

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5781682

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Empreendedor de turismo, definição, experiência de vida

Resumo

Qualidade de Vida (QV) [Quality of Life - QoL] é um constructo que envolve os diferentes aspectos da vida de uma pessoa. Embora vários pesquisadores e organizações tenham examinado o significado da QoL de muitas maneiras diferentes, sua definição ainda se mostra vaga. A fim de aumentar a comparabilidade e consistência em várias disciplinas, incluindo sociologia, economia, psicologia, administração, etc., este documento avalia várias definições e formula uma nova definição de QoL para empresários de turismo, seguindo a abordagem de 7 etapas estabelecida na teoria da definição. Conduzindo uma análise qualitativa de certas palavras, temas, conceitos, significados, a nova definição chega a captar a essência da QoL para empresários de turismo, reduzindo assim a imprecisão interna e externa associada ao significado. A nova definição esclarece as ambigüidades associadas ao conceito e ajudará os acadêmicos e pesquisadores a obter uma visão do conceito, aplicando a noção bem definido de QoL que, por sua vez, resolverá várias questões de definição e acrescentará à literatura de QoL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zamila Elisia Pacheco, Assistant Professor at Rosary College of Commerce & Arts, Goa.

Masters in Commerce / GU (2015). Degree in Commerce / GU (2013). Assistant Professor at Rosary College of Commerce & Arts, Goa. Currently pursuing PhD titled "Entrepreneurs Quality of life in the Tourism Sector: An Empirical Study" / GU. [ zamila@rosarycollege.org ]

Subhash Kizhakanveatil Bhaskaran Pillai, Vice Dean Academic, Goa Business School at GU.

PhD in Commerce / UOC (1999). Masters in Commerce / UOC (1989). Degree in Commerce / UOC (1986). Received University Grants Commissions Junior Research Fellowship - UGC JRF (1994-1996) and Post Doctoral Fellowship - UGC PDF (2009-2011). Vice Dean Academic, Goa Business School at GU. Professor at GU, Professor in post-graduation in Commerce. Associate Regional Editor of Brazilian Annals of Tourism Studies / ABET. Editorial member of Latin American Journal of Tourismology / RLAT. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0964-9896 [ https://www.unigoa.ac.in/faculty/kb-subhash.html ] [ subhash@unigoa.ac.in ]

Thiago Duarte Pimentel, Full time researcher and professor in graduate (Master/PhD in Social Sciences) and undergraduate courses (Bachelor in Human Sciences, B. in Tourism) at UFJF

Post-doc in Social Theory (Critical Realism) by UFRJ. PhD in Social Sciences by UFJF. Master in Business Management and Degree in Tourism by Federal University of Minas Gerais. Full time researcher and professor in graduate (Master/PhD in Social Sciences) and undergraduate courses (Bachelor in Human Sciences, B. in Tourism) at UFJF. Member at International Sociological Association. Visiting scholar in USA, Canada, México Cuba. Editor-in-Chief of Brazilian Annals of Tourism Studies, and Latin American Journal of Turismology. Director of Latin American Center of Turismology. Vice-director of the Social Research Center. Former counselor of Minas Gerais State Council in Tourism. Interest areas: Critical Realism, Collective action and Organizations; Sociology of Work, Leisure & Tourism; Public Policies, Education & University. CV: http://lattes.cnpq.br/9841188234449467 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1889-069X, [ thiago.pimentel@ufjf.edu.br ].

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Pacheco, Z. E., Pillai, S. K. B. ., & Pimentel, T. D. . (2021). Qualidade de Vida Definida: uma Perspectiva Empreendedora no Turismo. Revista Latino-Americana De Turismologia, 7(Single), 1–16. https://doi.org/10.5281/zenodo.5781682

Edição

Seção

ARTIGO CONCEITUAL / CONCEPTUAL PAPER / ARTÍCULO CONCEPTUAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>