Análise Espacial Comparativa da Oferta Turística em Três Instâncias de Governança Regional em Minas Gerais

Autores

  • Thiago Duarte Pimentel
  • Marcela Costa Bifano de Oliveira
  • Laís Murta Alves

Palavras-chave:

Turismo, Planejamento Turístico, Sistemas de Informação Geográfica, Análise Espacial, Governança Regional

Resumo

O inventário da oferta turística constitui um instrumento fundamental para o planejamento e a gestão do turismo, permitindo subsidiar diagnósticos territoriais e políticas de desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo analisar espacialmente a distribuição de serviços e atrativos turísticos em três Instâncias de Governança Regional (IGRs) de Minas Gerais, Caminho Novo, Malhas do Sul de Minas e Serras de Ibitipoca, buscando compreender sua relação com os diferentes níveis de governança. A pesquisa fundamentou-se nos conceitos de planejamento turístico, geografia do turismo e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Metodologicamente, foram utilizados dados dos inventários turísticos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, complementados por pesquisas em plataformas digitais. Os dados georreferenciados foram organizados em banco de dados geográficos e analisados por meio do software My Maps, utilizando técnicas de geolocalização, geocodificação e análise espacial. Os resultados demonstraram diferenças significativas entre as IGRs, destacando-se Serras de Ibitipoca pela maior concentração e diversificação da oferta turística, Malhas do Sul de Minas pela distribuição mais equilibrada dos recursos e Caminho Novo pela forte concentração dos serviços em Juiz de Fora. Conclui-se que a análise espacial da oferta turística contribui para diagnósticos mais precisos, fortalecendo o planejamento turístico e a governança regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BURROUGH, Peter A.; MCDONNELL, Rachel A. Principles of Geographic Information Systems. 5.ed. New York: Oxford University Press, 2004.

DIAS, Reinaldo. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

DUQUE, Renato Câmara; MENDES, Catarina Lutero. O Planejamento Turístico e a Cartografia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006.

SOTRATTI, M. A. O turismo como estratégia de desenvolvimento socioespacial: conexões e desconexões de áreas turistificadas com as dinâmicas socioespaciais das cidades. Caderno Virtual de Turismo. Edição especial: Hospitalidade e políticas públicas em turismo. Rio de Janeiro, v. 14, n.1, 39-51, 2014.

Downloads

Publicado

2026-05-30

Como Citar

Duarte Pimentel, T., Costa Bifano de Oliveira , M. ., & Murta Alves , L. (2026). Análise Espacial Comparativa da Oferta Turística em Três Instâncias de Governança Regional em Minas Gerais. Revista Latino-Americana De Turismologia, 11(Regular), 1–5. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/article/view/53189

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)